A banda de rock Glockenwise, a rapper Mynda Guevara e o projeto guineense Djumbai Djaaz são alguns dos nomes que vão marcar presença no festival ZigurFest, que decorre até sábado, em Lamego.

Para além destes nomes, estão confirmados Chinaskee, Minus&MRDolly, Algumacena, Luís Vicente e João Valinho, Terebentina e IVY, num festival que, não repetindo "convites a artistas nos seus nove anos de existência", conta com mais de 30 nomes da música e arte portuguesa, salientou a organização, em comunicado.

O cartaz deste ano conta ainda com atuações de Dada Garbeck, Stasya, Zentex, Afta 3000, Conferência Inferno, 3130, Menino da Mãe e Raphael Soares, Tiago e os Tintos, e Daniel Catarino Trio.

Presentes vão estar também Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo, Jasmim, Violeta Azevedo, Odete e um “concerto exclusivo” que junta o projeto Krake (de Pedro Oliveira, dos peixe:avião) ao vocalista dos Mão Morta, Adolfo Luxúria Canibal.

"Numa lógica de reaproveitamento e diversificação dos espaços, este ano, o ZigurFest será recebido no nevrálgico Teatro Ribeiro Conceição, mas irá também passar, pela primeira vez, pelo interior dos muros do milenar Castelo de Lamego", ocupando outros espaços da cidade, como a Casa do Artista, a Alameda ou a já habitual Rua da Olaria, segundo a organização do festival.

Para além de concertos, o festival dinamiza também exposições, instalações de videoarte e duas oficinas inseridas na ZONA - Residências Artísticas de Lamego.

O ZigurFest é completamente gratuito, quer para assistir aos concertos quer para utilizar o parque de campismo, providenciado pela Câmara Municipal de Lamego.