O Teatro Viriato, de Viseu, inicia no domingo a programação deste ano, com a celebração do “1 000 058.º Aniversário da Arte”, num palco digital, que juntará as escolhas de vários parceiros.
A editorial Presença vai publicar 10 livros do escritor russo Fiódor Dostoievski até ao final do ano, para assinalar o 200.º aniversário do seu nascimento, a começar por “O Jogador”, que chega às livrarias no dia 20 deste mês.
Ao quarto álbum, o segundo pela editora britânica Ghost Box, a ser editado na sexta-feira, os portugueses Beautify Junkyards exploram um som mais eletrónico, com as canções a variarem entre o luminoso e o noturno.
O arquiteto português e prémio Pritzker Álvaro Siza Vieira vai criar o projeto para um edifício dedicado à cultura adjacente à Livraria Lello, monumento de interesse público que remonta a 1906, avançou hoje à Lusa fonte oficial.
Um jogo teatral, em que a ênfase é dada à palavra, foi a base do encenador António Pires para a construção da trilogia de Lorca, e de “Yerma”, em particular, a estrear na quarta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.
Bibliotecários e arquivistas lançaram na terça-feira um apelo ao Governo para que mantenha as bibliotecas públicas em funcionamento durante "um novo confinamento geral", porque os livros e a leitura podem ajudar a ultrapassar os "efeitos nefastos do isolamento".
O letrista Paulo Abreu Lima, de 68 anos, autor de letras cantadas por Mariza e Rui Veloso, morreu esta terça-feira, dia 12 de janeiro, em Beja, disse à Lusa o fadista Buba Espinho.
As associações e promotoras de espetáculos vão apresentar esta quarta-feira, dia 13, ao Governo, propostas para tornar viável a realização de festivais e eventos de música em contexto de COVID-19.
Estruturas representativas do setor da Cultura alertaram hoje, no Parlamento, para o subfinanciamento do Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes e para a falta de audiência de interessados em dois dos concursos de 2020.
Um lugar de utopia e de afirmação de que alguém só existe enquanto indivíduo na ligação com os outros é como Mónica Calle define o novo trabalho, “Carta”, com antestreia na terça-feira, no Teatro Nacional D. Maria II.
Obras em pintura, gravura, fotografia e desenho de artistas como Gabriel Abrantes, Alice Jorge e Luís Silveirinha foram doadas nos últimos meses ao Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), no Chiado, em Lisboa, revelou hoje a sua direção.
O Ciclo de Piano da Casa da Música, no Porto, abre na terça-feira com um recital do jovem pianista português David Craveiro, de 17 anos, num programa que inclui peças de Brahms/Busoni, Beethoven, Schumann, Debussy e Kapustin.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou hoje a criação do Prémio Carlos do Carmo, "a atribuir anualmente ao melhor disco de fado", numa homenagem ao cantor de "Lisboa, Menina e Moça", que morreu no passado dia 1.