O humorista Diogo Faro escreveu e o músico Jorge Salgueiro compôs uma ópera para jovens, intitulada “O presidente da associação de estudantes ganhou uma viagem ao Brasil”, que se estreia no dia 24 em Palmela, Setúbal.
A portuguesa Catarina Miranda e o moçambicano Idio Chichava estão entre os cinco finalistas da edição inaugural do prémio europeu de dança Salavisa, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.
Uma exposição com os quatro estudos finais do pintor Domingos Sequeira (1768-1837) para a elaboração de "Adoração dos Magos", "Descida da Cruz", "Ascensão" e "Juízo Final" abre em 18 de abril no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.
A viver desde 1989 sob ameaça de morte, depois de emissão de uma ‘fatwa’ [decreto religioso] emitida pelo regime iraniano, Salman Rushdie desde há muito que se interrogava sobre quem o iria matar, revelou o próprio na sexta-feira.
Contar memórias do 25 de Abril pela voz de 50 mulheres foi o desafio a que Violante Saramago Matos se propôs. Em conversa com o SAPO Mag, a filha de José Saramago apresenta em primeira mão o livro "50 anos, 50 vozes, 50 mulheres", da Edições Esgotadas. Veja o vídeo.
Um congresso internacional para discutir “a prática musical” e a “intervenção cívica” do músico José Afonso vai acontecer em outubro em Setúbal, revelou a Associação José Afonso.
Controversa escritora acusada de transfobia não esqueceu posição dos atores e arrasou 'celebridades se uniram a um movimento que pretende minar os direitos duramente conquistados pelas mulheres'.
O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, vai ter em maio um novo festival dedicado à língua portuguesa, com mais de uma centena de participantes e com direção artística da programadora cultural Aida Tavares.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou hoje condolências pela morte do ensaísta, poeta e crítico literário Eugénio Lisboa, a quem prestou homenagem, referindo que era seu amigo desde os tempos de Moçambique.
O golpe de 1974 falhou, Portugal não entrou na CEE, o escudo paga tudo, a Coca-Cola continua proibida e o fascismo sobrevive, na peça “O 25 de Abril Nunca aconteceu”, em estreia quinta-feira no Teatro Carlos Alberto, no Porto.
O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa a 15 de maio para apresentar em 14 palcos do Porto, Matosinhos, Gaia e Viana do Castelo, um total de 20 espetáculos, foi hoje anunciado.
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal é inaugurado no dia 19 de julho, numa cerimónia que deverá ser presidida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
Eugénio Lisboa, especialista na obra do escritor José Régio (1901-1969), morreu hoje de manhã em Lisboa, aos 93 anos, confirmou à agência Lusa fonte da editora Guerra & Paz.
Estreia São Luiz Teatro Municipal um espetáculo que parte do universo de Ingmar Bergman para abordar “os nossos demónios”, o medo, o silêncio, Deus e a morte, cruzando música com cinema e teatro.