O romancista e ensaísta Hélder Macedo recebe hoje, às 18:00, na Academia das Ciências de Lisboa, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Escritores, pela obra "Camões e Outros Contemporâneos".
De jovens bandas portuguesas a lendas da música internacional, o Super Bock em Stock, cuja primeira de duas noites decorreu na passada sexta-feira, em Lisboa, caracterizou-se pela sua diversidade de estilos e reações.
A candidatura do bombo a Património Cultural Imaterial “está pronta”, mas tropeçou em problemas técnicos com a plataforma online de registo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a MatrizPCI, disse o seu coordenador, Rui Júnior.
O escritor português Bruno Vieira Amaral vai representar Portugal em Nova Iorque, entre os dias 27 e 29 de novembro, no New Literature from Europe Festival (NLE), este ano subordinado ao tema “Globalization Migration & Modern Challenges”.
Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings são os primeiros nomes conhecidos do cartaz da Feira de São Mateus de Viseu, que se realizará de 08 de agosto a 15 de setembro, com um reforço na aposta internacional.
O conto “Quem vem lá?”, do escritor português Rui Almeida Paiva, venceu o prémio Matilde Rosa Araújo 2018 do concurso Lusófono de Trofa, no valor de 2.000 euros, anunciou hoje aquela autarquia, em comunicado.
“Espiritual”, o novo trabalho de Pedro Abrunhosa, é um disco com 15 canções, nas quais o músico exorciza angústias sobre vários assuntos, unidas pela “profundidade da palavra” e pelo som, “gravado à moda antiga”.
No primeiro dia da Feira do Livro de Guadalajara (México), Gonçalo M. Tavares declarou a escrita como um ato físico e Ricardo Araújo Pereira explicou a utilidade do riso, em sessões onde se falou mais em espanhol do que em português.
A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), dirigida pela sua maestrina titular, Joana Carneiro, estreia hoje “Cassini — para Orquestra Sinfónica”, uma obra encomendada ao compositor Luís Tinoco, para celebrar o seu 25.º aniversário.
O cantor lírico Álvaro Malta, 87 anos, que contracenou em 1958, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), com Maria Callas, morreu hoje em Lisboa, informou aquele teatro.
Dois milhões de lâmpadas, uma árvore de trinta metros no Terreiro do Paço e concertos de Richie Campbell, Branko e da Orquestra Metropolitana de Lisboa são apostas da capital para a programação de Natal e passagem de ano.
A procura de palavras e de esperança por quem perdeu um filho é o tema de “C´est la vie”, "performance-experiência-limite” que, na próxima quarta-feira, se estreia na sala Garrett do Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa.
Oito eventos de música foram hoje premiados pelas boas práticas ambientais, no âmbito da iniciativa Sê-lo Verde, na qual foram admitidos mais de 30 projetos relacionados com eventos de massas.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) concluiu hoje um ano de homenagem a Agustina Bessa-Luís, que teve como objetivo consagrar a vida e obra da escritora, com fortes ligações ao Douro, e estimular novos leitores.