O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, distinguiu as iniciativas na cerimónia da segunda edição da Sê-lo Verde, que decorreu no Porto e que premiou eventos para cinco mil a 25 mil espetadores e para mais de 25 mil espetadores.
Nos eventos mais pequenos foi premiado o Orbits Festival, na região de Oliveira do Hospital, pelas medidas “Toilets for the Mind” e “From the Ashes” (nas áreas de Emissões e de Recursos), e o Festival Med, de Loulé, com a medida “Incorporação de Energia Renovável Med”.
Foi ainda vencedor o Santa Cruz Ocean Spirit, com a medida “Tenda Pedagógica - O mar que respiramos”, na área da Educação.
Nos maiores eventos a Sê-lo Verde premiou o festival Boom, nas áreas Emissões e Energia, com as medidas “Boom Make Soil” e a “Solar Boom”.
Na área Recursos foi premiado o evento Noites da Queima das Fitas do Porto, pela medida “ReCiclo da Água”. E na área Educação foi premiado o Festival Vodafone Paredes de Coura e o festival NOS Primavera Sound.
Na edição deste ano houve mais de 30 candidaturas, que concorrem a uma dotação máxima de financiamento de 600 mil euros.
Foi garantido o financiamento a três dezenas de projetos e mais de 70 medidas, nas áreas da Energia, Recursos, Emissões e Educação.
A iniciativa Sê-lo Verde pretende incentivar as boas práticas ambientais que contribuam para reduzir impactos no ambiente e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos.
O apoio do Fundo Ambiental para o Sê-lo Verde acontece numa altura em que há cada vez mais no país eventos que juntam milhares de pessoas, sejam organizados por associações culturais, sejam por autarquias ou grandes empresas de eventos.
O Fundo Ambiental pretende, com o Sê-lo Verde, incentivar os promotores a incluir o uso eficiente de recursos e a salvaguardar o ambiente. Tal pode acontecer em relação às matérias consumidas na preparação, no decorrer e no desmontar de um festival, em relação ao consumo de energia, em relação a emissões (para o ar, solo ou meio aquático), e em relação a ações de educação ambiental.
O objetivo é levar a que essas iniciativas adotem critérios que contribuam para uma redução dos impactos ambientais e promovam o uso eficiente de materiais e da energia, além de incentivarem novas abordagens (como integração de renováveis) e sensibilizem os participantes para a as boas práticas ambientais.
Exemplifica o fundo ambiental que podem ser premiadas medidas que levem ao uso de material reciclado, à opção por energias de fontes renováveis, à minimização do ruído e de resíduos e à limpeza dos recintos.
Comentários