O poeta, cantor, diplomata e compositor brasileiro Vinicius de Moraes faria hoje 110 anos e para celebrar esta data será lançado no Rio de Janeiro um livro com “poemas inéditos”, disseram à Lusa as suas filhas.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD começa hoje e quer celebrar os clássicos desta arte e divulgar autores contemporâneos, para chegar a todos os públicos.
A Fundação de Serralves vai inaugurar hoje o Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, no Porto, que vai aumentar em mais de 40% a área expositiva da instituição, dois anos depois da abertura do concurso público.
A galeria LAMB, em Londres, vai inaugurar, em novembro, a exposição “Surrealismo e Bruxaria”, que vai reunir obras de 10 mulheres artistas inspiradas pelo Surrealismo, incluindo a portuguesa Paula Rego, para analisar a figura da bruxa na arte.
A obra “Misericórdia”, de Lídia Jorge, traduzida para o francês por Elisabeth Monteiro Rodrigues, está entre os finalistas do prémio francês Médicis de melhor livro estrangeiro, anunciou hoje a organização.
Braga recebe a cantora norte-americana no âmbito do projeto Soundwalk Collective, criado pelo artista Stephan Crasneanscki e pelo produtor Simone Merli.
A primeira edição do Festival Imersão, mostra dedicada à divulgação e promoção de talento emergente LGBTQI+, acontece na sexta-feira e no sábado no Teatro Ibérico, em Lisboa.
A nova Ala Álvaro Siza do Museu de Serralves, no Porto, vai permitir “ultrapassar as limitações físicas” atuais e albergar exposições em permanência da coleção da Fundação e mostras dedicadas à Arquitetura, sendo uma “merecida homenagem” ao arquiteto.
Responsável por "Quatro Casamentos e Um Funeral", "Notting Hill", "O Diário de Bridget Jones" e "O Amor Acontece". Richard Curtis oficializou a longa relação com a apresentadora e comentadora cultural Emma Freud.
Talvez os mais céticos não acreditem, mas nas plataformas onde os conteúdos mais populares são as dancinhas, os memes e as lives existe um submundo habitado por bibliófilos, “devoradores de livros” apaixonados pela leitura. O SAPO Mag foi à procura de respostas e conversou com vários intervenientes
A edição em inglês das crónicas de Fernão Lopes é apresentada na quinta-feira no Mosteiro da Batalha e a coordenadora da obra, Amélia Hutchinson, considera que terá “impacto significativo” no reconhecimento do papel de Portugal na história da Europa.
Seis artistas de origem cabo-verdiana vão ser galardoados em Portugal pelo Governo de Cabo Verde, com o cantor Dany Silva a receber a maior distinção, numa cerimónia que marca o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades cabo-verdianas.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD, que começa na quinta-feira, quer celebrar os clássicos desta arte e divulgar autores contemporâneos, para chegar a todos os públicos, como afirmou à Lusa a diretora, Catarina Valente.
Os escritores moçambicanos Gibson João José e Óscar Manuel Fanheiro receberam no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, o prémio Fernando Leite Couto, criado para promover jovens autores daquele país.
Editoras de quatro países da Europa reconheceram hoje no Folio a importância de aumentar a inclusão e a acessibilidade no mundo editorial, mas todas reconhecem dificuldades em conseguir publicar temas polémicos.
O escritor Fernando Cabrita é o vencedor da terceira edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, foi anunciado na sexta-feira no Teatro de Bragança, na cerimónia de atribuição da distinção.
A escritora norte-americana Louise Glück, vencedora do Nobel da Literatura em 2020, morreu aos 80 anos, anunciou na sexta-feira o seu editor Jonathan Galassi, da casa Farrar, Straus & Giroux.