Mohammed Mossadegh, o então primeiro-ministro do país e eleito democraticamente, foi forçado a abandonar o poder. "Esta ação encoberta, conhecida como Operação Ajax, representou a primeira queda de um Governo estrangeiro a cargo da CIA e serviria também como padrão para os futuros golpes da agência norte-americana, incluindo o da Guatemala no ano seguinte", detalha o História em comunicado.

"Embora no início se considerasse um sucesso geopolítico, o golpe conduziu ao desastre no Irão 25 anos depois, quando os mulás radicais expulsaram o sah corrupto e estabeleceram um Governo islâmico antiocidental", conta ainda o canal por cabo.

O programa analisa as repercussões deste acontecimento combinando fragmentos de noticiários com contributos de historiadores, especialistas no Médio Oriente e funcionários dos serviços secretos dos EUA, ficando os efeitos que ainda hoje persistem na relação do país norte-americano com o Irão.

"Golpe dos EUA ao Irão" vai ser emitido no domingo, 19 de agosto, às 23:35, e tem repetição na segunda-feira, 20, às 06h15, às 09h35 e às 17h50.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.