"A Residência Espanhola" foi um caso sério de popularidade por tudo a Europa em 2002.

O herói da história era Xavier, de 25 anos (Romain Duris no papel que o tornou uma estrela), que decidia fazer o último ano do curso no estrangeiro e no âmbito do programa Erasmus, partia para Barcelona, onde se instalava com mais sete estudantes oriundos dos quatro cantos da Europa.

Da excitação da mudança à nostalgia do desenraizamento, às saudades da namorada e às tentações que não vão faltar, o filme também simbolizava o espírito dos valores comuns europeus.

Quase 20 anos mais tarde, o seu realizador anunciou que está a preparar uma adaptação para série que será lançada pela Amazon.

Numa entrevista ao Ouest France, o francês Cédric Klapisch revelou alguns detalhes, nomeadamente de que se trata de um regresso, mas em que está entusiasmado porque o contexto não é o mesmo.

O realizador prepara-se para mostrar uma Europa muito diferente: "O que me interessa é que, necessariamente, será outra história para contar. A Europa de hoje é a do Brexit, a da dúvida, a de questinar a relação com o meio ambiente. Poderei mostrar a diferença entre a juventude europeia de hoje e aquela de há de 20 anos".

O destino também não deverá ser Barcelona e já existe uma ideia: "Estamos no processo de selecionar os argumentistas e neste momento ainda não escolhi a cidade ou o país. Devo investigar um pouco, mas penso na Grécia para falar sobre a nova Europa".

A série terá oito episódios de 52 minutos cada e o lançamento está previsto para 2020.

Ainda não se sabe qual será o elenco ou se Romain Duris, fará parte do projeto.

O ator fetiche do realizador participou nas sequelas de "A Residência Espanhola" para o cinema: "As Bonecas Russas" (2005), onde os amigos de Barcelona se encontravam para um casamento em São Petersburgo, e "Puzzle Chinês" (2013), onde Xavier, agora perto dos 40 anos, surge em Nova Iorque.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.