Carlos Bardem. O apelido não engana: o ator é irmão de Javier Bardem e filho de Pilar Bardem. O espanhol é uma das figuras centrais da nova aposta do AMC, "The Son", e conversou com o SAPO Mag sobre a série que estreia em Portugal este domingo, 30 de abril, às 22h10.

"The Son" é uma narrativa de época com traços de western e para Carlos Bardem é a realização de um sonho de menino. "Brincava aos cowboys e índios quando era criança. A minha geração, quando era criança, brincava aos cowboys a toda a hora", revela. Agora, com a nova produção da AMC, o ator confessa que pode "brincar" mais a sério em "The Son", com "cavalos verdadeiros".

A produção do AMC é baseada no best-seller homónimo de Philipp Meyer, finalista do Prémio Pulitzer. "Li o livro e há claro algumas diferenças: a linguagem da literatura, a linguagem do cinema e da televisão é muito diferente entre si. Mas, uma coisa importante, é que o ator deste grande livro, 'The Son', é também o produtor e argumentista principal da série de televisão. Por isso, a série reflete o espírito do livro", explica o ator, acrescentando que o escritor teve de adaptar a história para ser uma "sequela".

"Acho que 'The Son' é maravilhoso, é um western, fala para o género do western", frisa Carlos Bardem em entrevista, acrescentando que a história é contada de "forma muito moderna". Para o ator, a "saga épica" que  explora a ascensão ao poder da família McCullough no setor petrolífero, no início do século XX, até se tornar num dos clãs mais poderosos e ricos do Texas, é um verdadeiro "retrato da cultura americana".

Carlos Bardem

"É muito relevante para aquilo que se passa, não só nos Estados Unidos da América, depois da vergonhosa vitória de uma pessoa como o Donald Trump, mas para o que se passa em todo o mundo: o racismo, as fronteiras, os muros. Acho que 'The Son' mostra como, na maioria das vezes, ou mesmo sempre, depois do confronto de preconceito, xenofobia, se se reparar bem, surge tudo da cobiça", acrescenta o ator.

Em "The Son", Carlos Bardem veste a pele de Pedro García, vizinho espanhol de Eli McCullough (Pierce Brosnan), o carismático patriarca da família e dono de uma próspera empresa petrolífera que passa da benevolência para a violência mais calculista, sentimento que se vai refletindo na sua forma de fazer negócios. Para o ator, a sua personagem é um homem forte, mas estável. "O Pedro García está disposto a lutar por aquilo que acredita ser o certo", frisa, explicando que a sua personagem é o último dos descendentes de espanhóis que se estabeleceram no Texas.

Livros e projetos para o futuro

Carlos Bardem vem de uma família de atores: além do irmão e da mãe, também o seu avô e a sua irmã são atores. Porém, o espanhol admite que em criança não sonhava seguir uma carreira na representação: "Comecei a representar tarde, na verdade (...) Quando era criança, quando era jovem, não sonhava em ser ator", explica, acrescentando que o fator familiar pode ter influenciado o rumo da sua vida.

Além da representação, Bardem também se dedica à escrita. "O meu último livro, 'Alacran Enamorado' (2009), foi adaptado para um bom filme. Mas não sei se os outros serão. Quando escrevo não penso num filme ou numa série de televisão - gosto de escrever a pensar apenas no livro. Não tenho na cabeça um guião", explica.

"Atualmente estou a trabalhar numa série, uma grande série de TV, chamada "La Zona", realizada por Jorge Sánchez-Cabezudo. É um thriller", conta, revelando que faz ainda parte do elenco de "Carteristas", o primeiro drama em espanhol de Peter Webber, realizador do filme "Rapariga com Brinco de Pérola".

Mas por agora vamos poder ver Carlos Bardem em "The Son", série composta por dez episódios que estreou a 8 de abril nos EUA e que chega a Portugal este domingo.

Veja os primeiros cinco minutos da série:

"The Son" foi escrita e produzida por Philipp Meyer, em parceria com Lee Shipman, Brian McGreevy e Kevin Murphy. A produção executiva conta ainda com Tom Lesinski e Jenna Santoianni. Veja na galeria as imagens da série:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.