CASABLANCA ("Casablanca")

"Casablanca" é, possivelmente, o mais visto, mais amado e mais mítico filme da história do cinema. Objeto de culto incontornável e ao fim de mais de meio século, "Casablanca" continua a ser uma obra fascinante.

Uma universal história de amor em tempo de guerra que Michael Curtiz, com um jogo de nostalgia, paixão e heroísmo, transformou num momento antológico de romantismo cinematográfico. Com interpretações a cargo de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman e à cabeça de um não menos notável elenco, Curtiz assinou um dos considerados mais marcantes filmes da era dourada do cinema norte-americano.

Com: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Conrad Veidt, Sydney Greenstreet, Peter Lorre, S. Z. Sakall, Madeleine Le Beau, Dooley Wilson.
Autoria: Julius e Philip Epstein e Howard Koch
Produção: Hal B. Wallis
1943, Estados Unidos da América
Classificação: M/12
Realização: Michael Curtiz


AMOR SEM BARREIRAS ("West Side Story")

Uma história inspirada em Romeu e Julieta e transportada para um musical cujo cenário é a Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), dos anos 50. West Side Story é um musical, melodramático, que transporta para o oeste da cidade norte-americana a disputa de feudos que Shakespeare imortalizou no seu Romeu e Julieta.

A história centra-se na lutra entre dois "gangs" rivais. No centro deste conflito surge um romance fadado à tragédia entre o ex-líder dos "Jets" e Maria, a irmã do líder dos "Sharks". Tudo parece correr bem aos jovens amantes, até que Tony, o Romeu em versão moderna, mata acidentalmente o irmão da sua amante ao tentar parar uma briga.

Com: Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno, George Chakiris
Autoria: Jerome Robbins, Arthur Laurents, Ernest Lehman
Produção: Robert Wise
1961, Estados Unidos da América
Classificação: M/12
Realização: Jerome Robbins, Robert Wise