![Como um tiro mudou os Estados Unidos da América para sempre](/assets/img/blank.png)
«Killing Lincoln» é o primeiro trabalho histórico do autor de «best-sellers» e jornalista Bill O'Reilly e é uma das apostas do National Geographic Channel para o ano de 2013, informa o canal em comunicado.
Trata-se de um documentário cinematográfico inteiramente produzido pela Scott Free Productions, a produtora dos irmãos Tony e Ridley Scott (este último o realizador e responsável pelo último blockbuster do ano,«Prometheus»).
A narrativa volta a desenterrar uma das mais dramáticas histórias dos Estados Unidos da América: como um tiro mudou o país para sempre.
Na primavera de 1865, a sangrenta guerra civil norte-americana chega ao fim depois de muitas e duras batalhas.
«Os termos generosos de Abraham Lincoln para a entrega do general Robert E. Lee concedem a oportunidade de o presidente cumprir o sonho de curar uma nação dividida e reintegrar na sociedade os ex-confederados. Mas um homem e o seu bando de assassinos cúmplices, que talvez estivessem nos mais altos escalões do governo dos Estados Unidos, não estão satisfeitos. No meio das celebrações patrióticas em Washington, John Wilkes Booth, mulherengo carismático e racista extremo, assassina Abraham Lincoln no Ford's Theatre», recorda o National Geographic Channel.
Uma furiosa caça ao homem começa e Booth rapidamente se torna no fugitivo mais procurado do país.
Lafayette C. Baker, «um inteligente e manhoso detetive de Nova Iorque e antigo espião, desvenda um rasto de pistas que podem levar à captura de Booth, enquanto as forças federais perseguem os aliados do assassino. A emocionante perseguição termina numa ardente e precipitada disputa e em algumas execuções ordenadas pelo tribunal, incluindo aquela que foi a primeira mulher a ser executada pelo governo dos Estados Unidos, Mary Surratt», narra.
Apesar da sua vertente de documentário, «Killing Lincoln» é um filme televisivo de duas horas e que conta com a participação de atores de Hollywood conhecidos a nível mundial.
Billy Campbell («Começar de Novo») irá interpretar o papel principal de Abraham Lincoln e o ator Jesse Johnson («Redline») vai desempenhar a personagem de John Wilkes Booth, o assassino.
Ainda no elenco estão a atriz Geraldine Hughes («Gran Torino»), como Mary Todd Lincoln; Graham Beckel («O Segredo de Brokeback Mountain»), como o secretário de guerra Edwin Stanton; e ainda Shawn Pyfrom («Donas de Casa Desesperadas»), no papel de John W. Nichols.
A juntar-se a esta produção está também a atriz Teri Ellen Weinberg («O Escritório» e «Betty Feia»), como produtora executiva, trabalhando em conjunto com a Scott Free Productions e a Herzog & Co. a outra produtora envolvida, mais ligada à produção de documentários.
«Killing Lincoln» captura «o fascinante estilo narrativo e os detalhes íntimos usados por Bill O'Reilly no seu livro com o mesmo nome», refere ainda o National Geographic Channel.
"Este livro, considerado já um «best-seller», reanima a história do presidente Abraham Lincoln e do seu assassinato em 1865. A adaptação deste thriller histórico para televisão vai combinar arquivos raros, uma narrativa emocional e uma qualidade de filmagem que tanto caracteriza o estilo dos irmãos Scott", descreve o canal por cabo.
Virginia, nos Estados Unidos da América (EUA), é o local central das filmagens de "Killing Lincoln".
«Quando começámos a considerar os locais para as filmagens de «Killing Lincoln» sentimos que era importante verificar o lugar específico onde grande parte da história aconteceu: Virginia. Assim que explorámos as localidades de Richmond e Petersburg, tão ricas em factos históricos, achamos que eram perfeitas e tivemos em consideração mais nenhum outro local», afirmou orealizador Adrian Moat, citado no comunicado.
«Apaixonei-me por esta área e pela sua população. Espero que quando as pessoas vejam o filme fiquem entusiasmadas e deliciadas com a história por detrás do assassinato de Lincoln, mas espero que também fiquem intrigadas com os lugares escolhidos e toda a história que encontramos por lá», acrescenta.
Os produtores executivos de «Killing Lincoln» são os irmãos Ridley Scott e Tony Scott, Teri Ellen Weinberg, Bill O'Reilly, David Zucker, Mary Lisio, Mark Hezog e Erik Jendresen.
A estreia desta adaptação televisiva de um dos livros mais vendidos do último ano está prevista para o início de 2013.
Comentários