Mais de 15 anos depois de ter entrado pela primeira vez na casa dos espectadores, através da TVI, Cristina Ferreira, para surpresa de todos, decide mudar. A saída da apresentadora do canal de Queluz de Baixo foi confirmada há uma semana e nos últimos dias muito se tem falado sobre a transferência televisiva do ano. Na edição de setembro da sua revista, a estrela da Malveira fala na primeira pessoa sobre a mudança e o futuro. As perguntas e a conversa foram conduzidas pelos colegas e amigos do pequeno ecrã: Manuel Luís Goucha e Pedro Teixeira.

"Nenhum [medo da mudança]. Mas isso... eu já tenho poucos medos. Porque eu acho sempre que nada é por acaso. O que vier será melhor. (...) Seja o que for, eu sei que é melhor", frisa Cristina Ferreira na entrevista de Pedro Texeira, com quem apresentou "Apanha Se Puderes".

VEJA UM RESUMO DA ENTREVISTA:

Ao ator e apresentador, Cristina Ferreira garante ainda que não vai ter um novo "amante" televisivo. "Acho que marido e amante, desta forma, é impossível voltar a acontecer".

Destes 15 anos na TVI e no "Você na TV", a apresentadora garante que ficam "as ligações, os afetos, a vontade imensa" de estar todos os dias num programa com Manuel Luís Goucha. "Essa foi a mais dura realidade com que tive de me debater. (...) Que eu não vou estar ao teu lado [de Goucha] num programa de televisão", confessa, acrescentando que é "como se houvesse uma morte, da qual eu vou ter de fazer o luto".

Na entrevista, Cristina Ferreira revela que não chorou quando decidiu deixar a TVI. "Não [chorei quando tomei a decisão]. Chorei quando vos contei aos dois. Esse foi o dia. O dia de vos contar foi o mais difícil de todos. Aí chorei", revela.

Cristina Ferreira e Goucha

Se se confirmarem os rumores, Cristina Ferreira vai apresentar o programa das manhãs da SIC, competindo diretamente com Manuel Luís Goucha. "Brinco e digo que vou ganhar no dia em que tu, Manel, te reformares. (...) Quero ganhar. Tu queres ganhar. Mas nós, acima de tudo, queremos fazer boa televisão", garante.

A entrevista completa pode ser lida na edição de setembro da revista Cristina, que está disponível nas bancas, na App Store e na Google Store. 

A carreira de Cristina Ferreira

A apresentadora iniciou o seu percurso na TVI como repórter de "Olá Portugal", em 2002. No ano seguinte, encarregou-se dos diretos nos diários de "Big Brother" e colaborou ainda no programa informativo "Diário da Manhã", na altura apresentado por Júlia Pinheiro.

Das piadas aos memes: as reações à saída de Cristina Ferreira da TVI

Mas Cristina Ferreira começou a destacar-se ao lado de Manuel Luis Goucha, no programa "Você na TV". O formato matinal estreou em 2004 na TVI e tem liderado as audiências nos últimos anos.

"Uma Canção Para Ti" (2011) e "A Tua Cara Não Me É Estranha" (2012), também sempre ao lado de Manuel Luís Goucha, marcaram a estreia da apresentadora nas noites de domingo da TVI. Em 2013, "Dança com as Estrelas" assinalou a sua primeira incursão a solo no mesmo horário.

Cristina Ferreira é desde dezembro de 2013 Diretora de Conteúdos Não Informativos da TVI.

Atualmente, conduz ainda o concurso "Apanha se Puderes" com Pedro Teixeira,emitido ao final da tarde. Cristina Ferreira tem ainda vários negócios paralelos, incluindo uma revista em nome próprio. Em 2015, as entrevistas da sua publicação começaram a ser emitidas na TVI.

Recorde aqui os programas apresentados por Cristina Ferreira na TVI

A apresentadora é também uma das personalidades portuguesas com mais seguidores nas redes sociais. No Instagram, soma mais de 740 mil seguidores.

Este ano, Cristina Ferreira foi eleita uma das mulheres mais influentes de Portugal pelo site Executiva."A maior influência que posso deixar, na vida, para além de tudo aquilo que faço e da força que possa passar aos outros e a motivação que possa dar a todos aqueles que me seguem, é a forma como o meu filho encara o trabalho de uma mulher", frisou quando recebeu a distinção.

Em 2017, a apresentadora foi eleita pelos portugueses como a personalidade mais honesta de Portugal, segundo um estudo divulgado pela Marktest.