Sir David Attenborough, o reconhecido investigador cujos documentários correram o mundo, no auge dos seus 82 anos, é galardoado hoje, dia 23 de Outubro, com o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais 2009, durante uma cerimónia que terá lugar em Oviedo, Espanha.

Em Outubro e Novembro, o canal Odisseia presta homenagem ao famoso naturalista todos os Sábados, sempre às 16h00, dando continuidade, em Outubro, à exibição da série «A vida a sangue frio», vencedora do prémio Melhor Documentário Especializado, pelos Prémios do Cinema e Televisão da Academia Britânica BAFTA, 2009, no Reino Unido.

Nos dias 24 e 31 de Outubro destaque para a estreia de «Serpentes» e «Gigantes com armadura», dois documentários BBC que abordam o invulgar mundo dos répteis e anfíbios que sobreviveram a eras de gelo e extinções massivas, superando com facilidade o número de mamíferos e pássaros actuais contando com a voz e o rosto do investigador David Attenborough.

A 7 de Novembro, o Odisseia exibe «Charles Darwin e a árvore da vida», um trabalho três vezes galardoado no Festival Internacional de Cinema de Natureza em Montana, Estados Unidos, 2009, com os prémios Melhor Guião, Melhor documentário com valor educativo e Melhor apresentador.

Através da experiente mão de David Attenborough, este documentário faz uma completa e exaustiva análise a uma das teorias científicas mais influentes: a evolução das espécies de Darwin, para perceber como a concebeu, como foi recebida pela comunidade científica e como mantém a sua actualidade.

No sábado seguinte, 14 de Novembro, os espectadores são convidados a escutar «Os sons da Terra», um trabalho surpreendente feito a partir das sonoridades proporcionadas pela mãe natureza, para perceber as profundas raízes biológicas ocultas no mundo da música.

Passaram mais de 25 anos desde que David Attenborough viajou até ao Ruanda para filmar de perto uma das espécies mais ameaçadas do planeta: os gorilas da montanha.
A 21 de Novembro, em «David Attenborough entre gorilas», o naturalista britânico empreende uma nova viagem para ver, na companhia de Dian Fossev, como estes incríveis animais conseguiram sobreviver ao perigo da caça furtiva, à deterioração do seu habitat, às doenças, à instabilidade política, etc.

Esta homenagem encerra no dia 28 de Novembro com a exibição do documentário «O pássaro jardineiro», um retrato original e divertido destas aves que são autênticos arquitectos da natureza, e que actuam como verdadeiros artistas, decoradores, e especialistas na arte de mentir e roubar para alcançar o mais sumptuoso material para as suas construções.

Neste especial de programação o Odisseia convida os espectadores a conhecer de perto o extraordinário mundo animal, através de alguns dos documentários com David Attenborough, considerado, pelo júri dos Nobel espanhóis, como uma das «maiores contribuições para a defesa da vida e para a conservação do nosso planeta».

Reconhecido pelos seus documentários, David Attenborough é um caso de longevidade e reconhecimento internacional, detentor de amplos conhecimentos nas Ciências da Natureza, Antropologia, Ecologia, Etologia e Geografia, que, segundo Fraga Iribarne, o júri do Príncipe de Astúrias, «permitiram-lhe abordar o estudo da Terra e dos seres vivos com uma criativa e inovadora combinação de saberes».

BREVE CV:

David Attenborough nasceu em Londres no ano de 1926. Terminou o curso de Ciências Naturais na Universidade de Cambridge em 1947 e após servir na Marinha começou, em 1952, a trabalhar para a BBC.

Em 1954 lançou as séries «Zoo Quest» que lhe permitiram viajar por terras remotas e lhe valeram a promoção, anos depois, a director.
Considera-se também que foi o responsável pela chegada da televisão a cores ao Reino Unido, na mesma BBC da qual foi director de programas.

Retomou a realização de documentários naturais em 1973, o que mantém até aos dias de hoje (está a preparar a série «The Frozen Planet», com visitas ao Árctico e Antárctico).

Actualmente, é presidente da Real Sociedade para a Conservação da Natureza, membro da Royal Society de Londres, do Conselho de Administração do Museu Britânico e do Real Jardim Botânico de Kew.