A Disney viu-se forçada a cancelar o evento de lançamento do serviço de streaming Disney+ na Europa que estava marcado para esta quinta e sexta-feira em Londres.

Com apresentações "exclusivas" de executivos do estúdio, diretores criativos e outros convidados especiais, o evento iria, de acordo com o jornal The Guardian, juntar jornalistas de toda a Europa.

Ao SAPO Mag, a Disney explicou que a decisão foi tomada por causa do "número elevado de imprensa que não poderá estar presente e pela crescente preocupação em relação a viagens internacionais".

Em vez disso, a Disney vai usar as redes sociais e comunicados de imprensa como meios de promoção. Alguns jornalistas locais também irão conhecer o serviço de streaming durante uma demonstração no centro de Londres na sexta-feira.

O novo serviço de streaming será o “ecossistema” das criações das marcas Disney, Pixar, Marvel e National Geographic. Foi lançado em novembro nos Estados Unidos, Canadá e Holanda.

Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça terão Disney+ já no dia 24 de março. Em Portugal, na Bélgica, nos países nórdicos e em mais mercados europeus, o lançamento será feito no verão, em data a confirmar.

Os preços da subscrição ficaram aficados em 6,99 euros por mês ou 69,99 euros por ano.

Para o primeiro ano, o Disney+ promete a criação de 30 séries e 15 filmes originais, que se juntam numa livraria de 7.500 episódios e 500 títulos de filmes, todos à disposição dos utilizadores para visionamento ou ‘download’ em qualquer altura.

"The Mandalorian" e "Dama e o Vagabundo" são alguns dos destaques.

O Disney+ inclui as 30 temporadas dos "The Simpsons" e o conjunto completo dos nove episódios da "Guerra das Estrelas", acrescentando novas séries relacionadas, como "The Mandalorian".

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Filmes que estrearam em 2019 como "Rei Leão", "Avengers Endgame", "Toy Story 4", "Frozen 2" e "Guerra das Estrelas: A Ascensão de Skywalker" vão estar em exclusivo no Disney+, depois do período reservado para os cinemas.

A vice-presidente de conteúdos da companhia, Agnes Chu, frisou também na altura do lançamento mundial do serviço que o Disney+ é a curadoria de um “ecossistema” onde se mantém o legado e onde “viverão todos os conteúdos universais e intemporais”, que passam por histórias de ficção e pela narrativa de histórias reais, fenómenos da natureza ou desportos.

O que aí vem no Disney+

The Mandalorian

O mercado de streaming, dominado pela Netflix e 140 milhões de assinantes, é hoje em dia o passo inevitável dos grupos de media e tecnológicos. A Amazon também está presente com a Prime Video, e a Apple também lançou a sua própria plataforma, a Apple TV+.

Está previsto que a WarnerMedia (anteriormente Time Warner), comprada pela operadora de telecomunicações AT&T, se lance também na competição, e que a NBCUniversal (grupo Comcast) o faça também nos próximos meses.

Estrela da nova versão de
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O catálogo Disney+ arrancou com mais de 500 filmes (incluindo todos os da Pixar) e 7500 episódios de televisão. Reunidos estão os títulos da Disney, Pixar, Marvel, "Star Wars" e National Geographic, além do catálogo orientado para toda a família da 20th Century Fox, nomeadamente "Música no Coração", "A Princesa Prometida" e a série "Malcolm in the Middle" ("A Vida é Injusta" em Portugal).

Os títulos destinados a um público mais adulto ficarão para o serviço Hulu.

Ao longo primeiro ano do Disney+ serão lançadas mais de 25 séries e 10 filmes originais, além de documentários e programas especiais. A Disney investirá mais de mil milhões de dólares em produção original em 2020, valor que ultrapassará os dois mil milhões em 2024, o primeiro ano em que está previsto o serviço dar lucro.

"The Mandalorian", a série "Star Wars" de 10 episódios realizada por Jon Favreau ("Homem de Ferro", "O Livro da Selva), que aborda histórias após "O Regresso de Jedi" (1983) e já se tornou um fenómeno de popularidade em parte devido à presença do irresistível Baby Yoda é um dos destaques do catálogo do serviço de streaming e tem já uma segunda temporada confirmada para o outono.

Entre as apostas formalmente anunciadas está ainda uma prequela de "Rogue One" centrada na personagem de Cassian Andor (Diego Luna), a lançar no segundo ano do serviço. A nova temporada de "Star Wars: The Clone Wars" também será exclusiva do Disney+ durante o primeiro ano.

Uma série animada à volta de vilãs clássicas da Disney, como Ursula de "A Pequena Sereia" junta-se à já anunciada "Monsters at Work", a sequela em formato de série de "Monstros & Companhia", com Billy Crystal e John Goodman a regressarem como as vozes de Mike e Sullivan (primeiro ano).

Já com o lançamento chega outra série relacionada com "Toy Story", intitulada "Forky Asks a Question" (Forky é uma nova personagem de "Toy Story 4", que estreou nos cinemas no verão de 2019) e no primeiro ano "Lamp Life", uma curta à volta da personagem Bo Peep da mesma saga.

Também desde o lançamento está disponível nos Estados Unidos "SparkShorts", o nome de uma série de curtas de animação da Pixar destinadas a descobrir talentos e explorar novas técnicas.

No mundo da Marvel, além de "What If…?", a sua primeira série de animação, prevista para o primeiro ano, estão a ser preparadas mais quatro centradas em personagens do seu Universo Cinematográfico, três das quais foram anunciadas: no primeiro ano chega "Falcão & Soldado de Inverno”, com Anthony Mackie (Sam Wilson, o Falcão) e Sebastian Stan (Bucky Barnes, o Soldado de Inverno); no segundo ano será a vez de "Loki", com Tom Hiddleston; e "WandaVision", à volta da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany). A quarta série, ainda sem título, será com Jeremy Renner como Clinton Barton, o Hawkeye.

Outras produções originais são as séries "High School Musical: The Musical: The Series" e "Diary of a Female President" (primeiro ano), que tem Gina Rodriguez ("Jane the Virgin") envolvida na produção, o documentário "The World According to Jeff Goldblum" (aquando do lançamento) e "Into the Unknown: Making Frozen 2", a primeira vez que a Disney deixou as câmaras registarem em todos os detalhes o processo de criação de uma longa-metragem de animação.

Nos filmes exclusivos, logo no lançamento do serviço ficou disponível a nova versão de "A Dama e o Vagabundo" (1955), e no primeiro ano serão lançadas novas versões de "A Espada Era a Lei" (1963) e "Três Homens e Um Bebé" (1987), além de uma adaptação dos livros "Timmy Failure" (realizado por Tom McCarthy, de "O Caso Spotlight), "Noelle" (com Anna Kendrick), "Togo" (com Willem Dafoe), "Stargirl" (com Grace VanderWaal) e a animação "The Phineas and Ferb Movie" (título provisório), baseada na série televisiva.

Estão disponíveis também todas as 30 temporadas da série "Os Simpsons" .

O Disney + funcionará numa ampla gama de dispositivos, incluindo consolas de jogos, aparelhos de "streaming" e "smart TVs". Também se ajustará à melhor experiência de visualização de alta definição baseada na largura de banda disponível do subscritor, com suporte para reprodução vídeo HDR 4K.

Significativamente, vai ser possível fazer o "download" para que todo o conteúdo possa ser visto pelos subscritores "offline".