No mês de julho o National Geographic Channel (NGC) dedica o serão de todos os domingos a alguns temas bastante controversos e que, nos dias de hoje, estão na boca do mundo – sexo, prostituição, ouro, atentados ou massacres sanguinários.

A destacar estão os dois documentários – ‘Acompanhantes de Luxo’ e ‘Guerra do Ouro Colombiana’ – liderados pela jornalista portuguesa e correspondente do National Geographic, Mariana van Zeller.

Mariana van Zeller é uma jornalista e repórter de nacionalidade portuguesa que já foi correspondente da SIC e fez a cobertura em direto para algumas televisões da Europa aquando os atentados do 11 de setembro, altura em que tirava um curso de jornalismo na Columbia University’s Graduate School of Journalism, em Nova Iorque.

Reportagens, documentários e peças jornalísticas sobre os mais perigosos e secretos temas dos dias de hoje valeram a Mariana um Livingston Award, pela sua reportagem ‘Rape on the Reservation’ sobre a violência sexual nas reservas de índios na América; um Peabody Award, um Television Academy Honor e uma nomeação para um Emmy pelo seu documentário ‘Tha OxyContin Express’, um relato sobre a prescrição e tráfico de medicamentos considerados uma verdadeira droga e a primeira investigação privada na Florida. Mariana van Zeller também já fez trabalhos para a PBS, CNN, CBS, Channel 4 (UK), Current TV e CBC.

De entre todos os trabalhos de Mariana estão dois controversos documentários que vão estrear no NGC: ‘Acompanhantes de Luxo’, uma investigação sobre a oferta e a procura de sexo na América, e ‘Guerra do Ouro Colombiana’, que mostra a verdadeira corrida ao ouro na Colômbia por parte de grupos de guerrilha, organizações criminosas e companhias mineiras internacionais.

Para além destes dois documentários, o NGC estreia no dia 22 de julho outra grande produção: ‘Massacre da Noruega: Eu Sobrevivi’. Exatamente um ano depois deste massacre terrorista, o NGC mostra o que realmente aconteceu recorrendo a vários relatos das pessoas que viveram este terror na “primeira fila”.

Nos dois primeiros domingos do mês o NGC estreia os documentários ‘Transexuais Americanos’ e ‘Escravas do Século XXI’. O primeiro mostra o dia-a-dia de três pessoas que mudaram de sexo, os seus problemas, as suas lutas e os seus triunfos numa sociedade ainda bastante antiquada quanto a este tema. Já no segundo documentário, equipas de agentes infiltrados tentam desmascarar um círculo de tráfico humano com fins sexuais.

«Acompanhantes de Luxo» estreia domingo, dia 15 de julho, às 22h30, no NGC
«Guerra do Ouro Colombiana» estreia domingo, dia 29 de julho, às 22h30, no NGC

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.