"Genera + ion", da HBO Max, ainda não se estreou, mas já está a dar que falar. Segundo a Variety, a série com produção de Lena Dunham usou cadáveres de gatos para gravar uma cena passada numa sala do colégio, onde os estudantes dissecam animais durante a aula de biologia.

O tema começou a dar que falar nas redes sociais depois de um tweet de @Lilith_Rosex. "No início da semana, eles [produção] trouxeram 'gatinhos' mortos e verdadeiros para serem dissecados no set", contou a utilizadora, acrescentando que o elenco não foi avisado antecipadamente.

Em comunicado enviado à Variety, um porta-voz da HBO Max confirmou que a produção "filmou cenas que retratam uma tarefa na sala de aula de biologia e que envolve dissecação de animais". "Estes foram obtidos de forma ética e com consulta à American Humane", frisou a produtora, acrescentando que os animais foram entregues por uma empresa "que trabalha com escolas".

"Todos os envolvidos foram previamente informados de que trataria de uma cena delicada e que envolvia uma verdadeira dissecação", frisou a HBO Max, adiantando ainda que "dois figurantes expressaram desconforto" e não gravaram a cena.

Depois das críticas, o serviço de streaming decidiu apagar a cena da primeira temporada de "Genera + ion", série criada por Zelda Barnz, de 19 anos, e pelo seu pai, Daniel Barnz,

Citada pela revista People, Lena Dunham, uma das produtoras executivas da série, revelou que não tinha sido informada sobre o uso de cadáveres de gatos nas gravações da cena. "Estou comprometida na minha vida e no meu trabalho com o tratamento íntegro, humano e ético dos animais”, começou por frisar a realizadora e atriz em comunicado citado pela revista.

"Não uso cadáveres de animais em nenhum dos meus trabalhos, nunca, e não estava no set ou ciente de que tinham sido usados ​​numa cena filmada recentemente, para retratar um trabalho na sala de aula de biologia", explicou, frisando que concorda com a decisão de apagar a cena.

"Genera + ion", protagonizada por Justice Smith e Martha Plimpton, deverá chegar à HBO durante a primavera e acompanha um grupo de jovens do secundário.