Estreada na BBC Two em 1999, "Liga de Cavalheiros" levou para o pequeno ecrã as peripécias dos habitantes de uma pequena localidade britânica que já tinham dado o mote a um programa radiofónico na BBC Radio 4, dois anos antes.

Ambientada na cidade fictícia de Royston Vasey, da qual a ação nunca se afastou, a série criada por Mark Gatiss, Steve Pemberton, Reece Shearsmith e Jeremy Dyson contou com três temporadas e um especial de Natal, mas também chegou ao cinema com "The League of Gentlemen's Apocalypse", em 2005.

20 anos depois da estreia na rádio, a comédia de culto assinala essa data - assim como a da entrega do prémio Perrier no Festival Fringe de Edimburgo, o maior evento de artes mundial - com três novos episódios especiais.

O regresso ao pequeno ecrã já tinha sido anunciado pela BBC no verão passado, mas esta segunda-feira Reece Shearsmith confirmou, através da sua conta do Twitter, que os capítulos inéditos vão estrear na BBC Two a 18, 19 e 20 de dezembro.

Vincada por um humor especialmente negro e com uma galeria de personagens entre o grotesco e o sinistro, "Liga de Cavalheiros" foi quase inteiramente interpretada pelos seus criadores, exceptuando Jeremy Dyson, e toda a equipa vai voltar a participar nos novos episódios.

Embora este seja o regresso à televisão, 15 anos depois da terceira temporada, a equipa já tinha voltado a colaborar num sketch de beneficência para as vítimas do tsunami do Oceano Índico de 2004, numa digressão pelo Reino Unido no ano seguinte e numa emissão especal de Halloween na BBC Radio 4, em 2010, além do filme inspirado na série.

Os eventos dos novos episódios também vão decorrer 15 anos após o final da terceira temporada, anunciaram os autores. "Parte da história principal é sobre Royston Vasey nos dias de hoje e em como está num declínio ainda mais acentuado do que na altura", avança Shearsmith à BBC News.

Apesar de a ação decorrer num Reino Unido pós-Brexit, o ator e argumentista descarta a influência dessa viragem nos novos capítulos. "As pessoas de Royston Vasey são tão estranhas que muitas delas nem sequer conseguem votar, comer ou ver", assinala, mas revela que os residentes vão ter de se unir para impedir que a localidade seja apagada do mapa.

"Todos os episódios de 'Liga de Cavalheiros' tiveram grandes momentos e o que tentámos fazer nestes especiais foi tentar dar ao maior número de personagens a maior quantidade possível de momentos especiais", conta Shearsmith.

Para já, estão garantidos os regressos do bizarro casal Edward e Tubbs Tattsyrup, donos de uma loja que serve apenas locais, e de Pauline Campbell-Jones, Ross e Mickey, protagonistas das não menos icónicas sequências do centro de emprego.

Em Portugal, "Liga de Cavalheiros" foi emitida pela RTP2, mas ainda não há confirmação da estreia nacional dos novos episódios.