Ruy de Carvalho vai integrar o elenco da nova novela da SIC, que está neste momento em fase de pré produção, confirmou o canal em comunicado. O ator, de 91 anos é o primeiro nome confirmado no elenco, cuja composição irá ser divulgada brevemente.

“Ter Ruy de Carvalho connosco pela primeira vez numa novela da SIC é, para nós, um motivo de satisfação enorme e está em linha com a conciliação que pretendemos implementar de apostar em novos talentos e, simultaneamente, no poder valioso do saber da experiência feito”,sublinha Daniel Oliveira, Diretor Geral de Entretenimento Impresa.

Nos últimos anos, Ruy de Carvalho tem participado especialmente em novelas da TVI, como "Massa Fresca", "Destinos Cruzados" ou "Louco Amor". Na RTP, o ator fez parte do elenco da série "Bem-Vindos a Beirais", entre 2013 e 2015.

Em 2017, Ruy de Carvalho foi homenageado nos prémios Sophia. Este ano, o ator foi distinguido com o prémio anual Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes 2018, da Igreja Católica, que destaca um percurso ou obra marcado pelo humanismo e a experiência cristã, anunciou a agência Ecclesia.

Ruy de Carvalho nasceu em Lisboa, a 01 de março de 1927, estreou-se em 1942, em "O Jogo para o Natal de Cristo", peça encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho, e anunciou a reforma em 1998, com a interpretação de Rei Lear, no Nacional D. Maria II, embora prossiga a carreira nos palcos e na televisão.

Subiu ao palco do Teatro D. Maria II pela primeira vez em 1947, integrado no elenco da companhia Rey-Colaço/Robles Monteiro. Seguiram-se o Teatro Avenida, a companhia Rafael Oliveira e o Teatro Monumental, o Teatro do Povo e o Teatro Moderno de Lisboa, com sede no Cine-Teatro Império.

O ator tem o nome associado à primeira peça exibida na televisão portuguesa, "Monólogo do Vaqueiro", de Gil Vicente, quando da criação da RTP, em 1957, e também à primeira telenovela, "Vila Faia", em 1982, realizada por Nuno Teixeira.

A 01 de março de 2017, quando o ator completava 90 anos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Em 1998, tinha sido condecorado com o grau de comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.