Maria Elisa, a primeira mulher na televisão portuguesa a fazer entrevistas políticas e antiga diretora de programas da RTP, falou sobre a sua carreira e vida ao podcast do Expresso “A Beleza das Pequenas Coisas”. Na entrevista, a jornalista de 67 anos confessou ter sido assediada por pessoas mais velhas, influentes e conhecidas da TV.

"Se fizer essa pergunta [se já foi assediada] - e era uma coisa que se podia fazer estatisticamente -, a 100, 200, 300 mulheres que tenham feito uma carreira no mundo da televisão, no mundo artístico em geral e se as pessoas forem honestas a responder-lhe... mais de 90% vai dizer-lhe que foram assediadas (...) Claro que fui [assediada]. Ainda não chegou a altura de eu falar sobre isso e não será a agenda dos movimentos exteriores que me vai fazer dizer isso. Ainda não chegou a altura de escrever sobre isso, que é o que eu tenciono fazer", contou Maria Elisa.

"Tenho o dever de dizer como se passaram as coisas e com quem se passaram as coisas. E marcaram-me porque eu era muito miúda. Atenção:  tudo aquilo que se passou é curioso. Aquilo passou-se de uma forma a que posso chamar de assédio porque era uma coisa que não era querida por mim, era um movimento unilateral, de uma pessoa mais velha, com alguma influência - não vamos dizer que era poder de cargo; eram pessoas com influência, eram pessoas mais velhas, eram pessoas conhecidas", contou a jornalista ao Expresso, frisando que eram "pessoas conhecidas da televisão".