Morreu Frederico Cheong, ator que deu corpo ao "chinês" da série "Duarte & Companhia", avançou a RTP Memória esta quinta-feira, 14 de abril, na página de Facebook.

O ator ficou conhecido ao interpretar um "chinês" muito japonês na série da RTP "Duarte & Companhia", um dos marcos na ficção dos anos 1980 que acompanhava uma dupla de detetives. A personagem de Frederico Cheong arrancou gargalhadas aos espectadores e, até aos dias de hoje, a frase "eu não sel chinês, eu sel japonês" é recordada pelos portugueses.

Numa recente entrevista à rádio M80, Frederico Cheong contou como surgiu a oportunidade de participar na série. "Era funcionário da  RTP e durante muito tempo pratiquei artes marciais. Os meus colegas convidaram-me para fazer Duarte & Companhia e fiz. Mas depois disseram-me: 'precisamos de uma equipa para andar todos à bulha, aos murros'. E pronto, arranjei logo dez colegas e foi assim que entrei para o Duarte & Companhia", contou, acrescentando que praticou artes marciais durante vários anos.

Além de ter participado na série, o ator trabalhou na RTP durante 36 anos como técnico e desenhista.