Gerry Anderson, o criador da famosa série "Thunderbirds", morreu esta quarta-feira aos 83 anos, informou o seu filho.

Anderson sofria de Alzheimer desde 2010 e o seu estado de saúde tornou-se mais frágil nos últimos seis meses, afirmou o seu filho, Jamie Anderson, pela internet, através de um blogue, ao anunciar a sua morte. "Com muita tristeza, anuncio a morte do meu pai, o criador dos Thunderbirds, Gerry Anderson. Ele morreu de forma tranquila, enquanto dormia, ao meio-dia", esclareceu.

O realizador e produtor também criou as séries "Joe 90" e "Stingray", mas "Thunderbirds" tornar-se-ia na mais popular. A série, uma animação com marionetas, que estreou em 1965, contava as aventuras de uma organização secreta chamada International Rescue (Resgate Internacional), cuja missão consistia em ajudar os que estavam em perigo através de uma nave espacial e vários veículos.

De poucos recursos, mas com uma criatividade ainda hoje reconhecida,"Thunderbirds" marcou a sua época e mantém-se um título de culto da ficção científica televisiva. O sucesso da série permitiu-lhe chegar ao grande ecrã, logo em 1966, com "Thunderbirds Are Go", e na sequela "Thunderbirds 6", dois anos depois. Mais recentemente, o conceito foi recuperado pelo filme "Thunderbirds", em 2004, com atores no lugar das marionetas mas sem a mesma receção tanto do público como da crítica.

@SAPO com AFP