Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros
Morei numa casa velha,
À qual quis como se fora
Feita para eu Morar nela...”

É assim que José Régio canta Portalegre, a cidade que o acolheu e que é o destino da 14º etapa da Volta a Portugal em MEO Kanal. Antes local de passagem, Portalegre é hoje uma cidade isolada, que assiste à passagem do tempo e, dizem os mais novos, bonita e feita de gente alegre.

A Fer TV, que servirá de guia nesta viagem à capital de distrito, conta-nos a história de uma cidade de casas caiadas a branco que “adormece lentamente”. A gastronomia, folclore e o artesanato tornam Portalegre singular, mas não parecem ser suficientes para que esta cidade encontre o seu lugar num mundo globalizado.

As pessoas pedem investimento, maior dinamização cultural, emprego, uma auto-estrada, clamores de quem quer “mais vida na cidade” e que vê sair os jovens para seguirem os cursos superiores e para conseguirem emprego.

Mas os habitantes de Portalegre não perdem a boa disposição e há quem deseje uma praia artificial e um carrossel na cidade que faça as delícias da meninada da terra.

Os mais novos, muito conscientes do momento de crise que o distrito e o país atravessam, sonham em ficar por Portalegre a trabalhar e acreditam que o futuro lhes trará uma cidade mais bonita, onde se preserva a tradição e onde existem oportunidades.

Enquanto o amanhã não chega, alimenta-se o sonho com açúcar. Na Pousada de Santa Maria de Marvão, Susana, a doceira, ensina os segredos por detrás da sericaia, o famoso doce conventual alentejano.

Para conferir todos os vídeos da Volta a Portugal em Meo Kanal vá até ao site, que pode também ser acedido em dispositivos móveis. Pode acompanhar estes conteúdos através da televisão no MEO Kanal 901120.

Criado em 2012, o Meo Kanal conta já com mais de 500 mil vídeos e 35 mil canais. Atualmente o MEO Kanal rivaliza com os níveis de audiência da grelha tradicional do MEO, encontrando-se no top 15 dos canais mais vistos. Uma oportunidade única para os produtores de conteúdos locais conseguirem chegar a mais de 600 mil casas.