O programa que vai homenagear o rapper The Notorious B.I.G. e a cantora Whitney Houston vai ser transmitido na HBO (EUA) a 7 de novembro, em substituição do evento originalmente agendado para 2 de maio, adiado devido à pandemia.

A edição de 2020 também vai incluir os Depeche Mode, Nine Inch Nails, The Doobie Brothers e T-Rex.

"Para proteger a saúde e a segurança dos nossos membros, as suas famílias, equipas e participantes, tomámos a decisão de que o evento ao vivo programado não será possível", disse John Sykes, presidente da Fundação Rock & Roll Hall of Fame em comunicado.

A cerimónia de 2021 está programa para o outono do ano que vem em Cleveland, onde fica a sede do museu.

The Notorious B.I.G., considerado um dos melhores rappers de todos os tempos, foi selecionado no seu primeiro ano de elegibilidade, que começa 25 anos após o lançamento da primeira gravação comercial.

O artista, cujo nome original é Christopher Wallace e é popularmente conhecido como Biggie, foi morto em 1997 em Los Angeles aos 24 anos, num tiroteio ainda pouco esclarecido que alguns atribuíam a uma disputa entre rappers das costas leste e oeste da Estados Unidos.

Whitney Houston, a artista feminina mais premiada da história, morreu aos 48 anos em 2012 após uma batalha pública contra as drogas.

A inclusão de Houston e Biggie mostra uma continuidade da tendência crescente da instituição de aceitar uma variedade de géneros no seu registo histórico. As últimas gerações receberam o rapper Tupac Shakur, os Radiohead e Janet Jackson.

A organização fundada no início dos anos 1980 já foi alvo de criticas pela sua falta de diversidade e pouco reconhecimento das artistas femininas.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.