“A partir de janeiro de 2021 a RTP deixará de utilizar os espaços de informação das plataformas digitais para exploração comercial”, informa o canal público, acrescentado que “a restrição da utilização de chamadas de valor acrescentado é outra das práticas que mudará a partir do próximo ano”.
As novas regras de serviços da RTP aplicam-se à "utilização das chamadas de valor acrescentado, usadas pelos operadores de televisão para interatividade com o público". "A RTP vai restringir a utilização desta tipologia de chamadas. Passará a utilizar IVR's apenas em campanhas de responsabilidade social e humanitárias a que se associe, uma prática comum e reconhecida pelo público", sublinha a estação.
"No entretenimento, a RTP mantém a utilização desta ferramenta unicamente em programas em que a participação do público seja fundamental, como por exemplo o Festival da Canção, as 7 Maravilhas de Portugal ou o The Voice Portugal", explica a RTP, acrescentando que "todas as iniciativas associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios deixarão de fazer parte dos programas de entretenimento da RTP a partir de janeiro".
Já sobre a publicidade nos espaços de informação das plataformas digitais, em comunicado, a RTP sublinha ainda que "acompanha a evolução do consumo de conteúdos nas plataformas digitais pelo que tem vindo a reforçar a sua prestação de serviços multimédia, em especial nos conteúdos que disponibiliza, bem como nas opções de acesso a esses mesmos conteúdos".
"Apesar dos espaços de conteúdos publicitários ser prática corrente, com o objetivo de garantir uma experiência de excelência, a RTP decidiu deixar de colocar publicidade em formato vídeo no início ou a interromper os conteúdos noticiosos, tanto no site da RTP Notícias como na APP RTP Notícias", remata o canal.
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