Em comunicado conjunto, as três televisões generalistas "reiteram a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente".

Tendo em conta que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM - Comissão de Análise de Estudos de Meios e a GfK cessa no próximo dia 31 de dezembro e, "não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses", referem.

"Nesse intervalo, iniciar-se-á um procedimento concursal internacional para a prestação do serviço de medição de audiências por um período temporal mais alargado", adiantaram as três televisões generalistas.

"Os operadores RTP, SIC e TVI estão disponíveis para incluir no referido acordo outros representantes do setor e do mercado", acrescentam.