Durante o mês de fevereiro, a RTP2 dedicou as noites de sexta-feira ao filme negro, um subgénero dos policiais que, geralmente, tinham como base romances de suspense da época da Grande Depressão e que eram influenciados pela estética dos filmes de terror da década de 1930.

A terminar o ciclo de cinema de fevereiro, a RTP2 vai recordar "Ter ou Não Ter", filme de 1944 baseado no romance de Ernest Hemingway e realizado por Howard Hawks.

No filme, nos dias que se seguem à queda da França sob a ocupação Nazi, Harry Morgan, que aluga o seu barco a turistas ricos, é abordado por um empregado do hotel local no sentido de ajudar a fugir clandestinamente de um importante chefe da Resistência Francesa. Harry, porém, recusa o serviço.

Entretanto Slim, uma bela, insolente e determinada rapariga americana envolve-se com Harry. A polícia local é obrigada a intervir na sequência de uma zaragata no bar do hotel e confisca o dinheiro de Harry, que resolve abandonar a ilha e partir para os Estados Unidos, aceitando a missão de ajudar a fugir o chefe da Resistência. Mas as coisas correm mal e Harry é obrigado a regressar ao hotel onde esconde o resistente francês que entretanto foi ferido.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.