Cláudio Bento França estreou-se como pivot da SIC Notícias este sábado, dia 26 de setembro. Nas redes sociais, os espectadores têm elogiado o canal informativo por escolher um jornalista "negro com rastas".
O jornalista conduziu os blocos informativos da manhã deste sábado e o momento tornou-se rapidamente viral nas redes sociais. Vários espectadores e figuras públicas defendem que o canal informativo da SIC fez "história".
Apesar dos elogios, muito espectadores lembram ainda que o jornalista da SIC não é o primeiro pivot negro da televisão portuguesa. Conceição Queiróz (TVI e TVI24), José Mussuaili (no arranque da TVI) ou Adriano Parreira (anos 1960 na RTP) são alguns exemplos apontados nas redes sociais.
"É o primeiro luso-angolano a apresentar o serviço de informação da estação televisiva portuguesa. (...) Cláudio França, fez estreia de dreadlocks [rastas], algo incomum nas televisões de Angola e Portugal. É o único a apresentar notícias de dreadlocks", escreveu o site Angola Online.
"Boa, SIC Notícias", escreveu Ana Gomes na sua conta no Twitter.
Carolina Deslandes também elogiou o canal. "Apesar de ouvirmos que 'somos todos iguais', a verdade é que ainda há muitas pessoas a quem lhes é imposto um limite nos sonhos, um tecto. Porque puro e simplesmente não vão ter as mesmas oportunidades, porque crescem a lidar com o não, com o 'vai ter de esperar'. Este passo, este dia em que um negro de rastas é posto como apresentador de um jornal, é mais do que um passo para a inclusão, para a representatividade. É quebrar esse tecto dos sonhos, é deixar uma comunidade acreditar que pode finalmente ser tudo. Estou muito feliz e muito orgulhosa da SIC. Cláudio, parabéns", escreveu a artista.
Vejas as reações:
Comentários