Nos dias de hoje as famílias americanas apresentam-se em diferentes «formas e tamanhos».

A partir da perspectiva de um autor documental pouco convencional chega à FOX Life, no dia 16 de Maio, pelas 22h15, a comédia «Uma Família Muito Moderna», uma série divertida sobre as complicações diárias que caracterizam as famílias do século XXI.

Seguindo um estilo de comédia documental, com relatos ficcionais das personagens, esta série satiriza o estilo de vida americano através de uma grande, hetero, gay, multicultural e tradicional família feliz.

«Uma Família Muito Moderna» foi considerada a sitcom do ano de 2009. Com fantásticas personagens, um elenco inteligente e um guião divertido do início ao fim, esta série conseguiu, desde logo uma nomeação para os Golden Globes na categoria de Melhor Série Musical ou Comédia e já ganhou um Director Guild of America Award para Melhor Realização - Jason Winer. Foi considerada pela revista Time como «a mais engraçada e nova comédia familiar do ano».

Esta comédia desenrola-se em torno de três famílias que estão para sempre inter-relacionadas. Segue a vida da família de Jay Pritchett (Ed O'Neill) e dos seus filhos Claire Dunphy (Julie Bowen) e Mitchell Pritchett (Jesse Tyler Ferguson). Enquanto Claire é uma mãe e dona de casa de uma tradicional família americana; o seu pai Jay é casado com uma mulher bem mais nova; e Mitchell, o seu irmão, é um gay assumido que vive com o seu companheiro e com a filha adoptiva, uma vietnamita.

Cada um dos elementos desta disfuncional família tem a sua própria e inconvencional maneira de estar: Claire, a dona de casa e mãe zelosa, é o «motor» que faz a família evoluir sendo a personagem mais responsável e tradicional; Phil Dunphy (Ty Burrell), o marido de Claire, é o pai «fixe» que tenta integrar-se na vida dos seus filhos e mostrar que ainda é um «jovem»; Luke (Nolan Gould), o filho mais novo de Claire e Phil, é o verdadeiro miúdo traquina que está sempre a aprontar das suas; Alex (Ariel Winter), a irmã do meio, é a intelectual da família, é tão inteligente que até chega a ser irritante; Haley (Sarah Hyland) é a mais velha, a adolescente «estúpida» e fútil que tenta ser independente e a mais popular. Esta família corresponde ao estereótipo de uma tipicamente tradicional família americana.

A segunda família é composta por Jay, o pai e avô que é casado com Gloria (Sofía Vergara), uma belíssima e elegante mulher mais nova que ama o seu marido e o seu filho Manny (Rico Rodriguez), um rapaz esperto que sabe como manipular a sua mãe e o seu padrasto.

Por fim, a família de Mitchell, o gay sério que sempre teve um lado mais competitivo e que vive com o seu companheiro Cameron (Eric Stonestreet), a personagem mais descontraída, distraída e engraçada da série. Juntos adoptaram uma pequena bebé vietnamita.
Nesta primeira temporada podemos contar com algumas participações especiais de grandes e conhecidos actores de Hollywood como Benjamin Bratt, Chazz Palminteri, David Brenner, Edward Norton, Elizabeth Banks, Kristen Schaal, Minnie Driver, Mo Collins e Shelley Long.

Com um olhar satírico, «Uma Família Muito Moderna» capta os absurdos, as esquisitices e o bizarro da família de uma maneira viva, alegre e única que se conjuga com um pouco de humor negro e espiritual capaz de transformar a série num retrato quase fiel à realidade. É difícil não nos revermos a nós mesmos, à nossa mãe, aos nossos filhos ou aos nossos familiares em algumas cenas e momentos da série.

Título Original: «Modern Family»
Género: Comédia
Episódios: 24 episódios de aproximadamente 25 minutos
Autora: Steven Levitan e Christopher Lloyd
Elenco: Sofia Vergara, Julie Bowen, Ed O'Neil, Ty Burrell, Jesse Tuler Ferguson, Eric Stonestreet, Sarah Hyland, Rico Rodriguez, Nolan Gould, Ariel Winter, Reid Ewing
Produtor Executivo: Steven Levitan e Christopher Lloyd
Produção: 20th Century FOX Television em associação com a Picture Day Productions
Prémios: Uma nomeação para os Golden Globes. Outras 6 nomeações e 3 vitórias.

ESTREIA: Domingo, dia 16 de Maio, às 22h15
Emissão: Domingos, às 22h15, na FOX Life
Repetição: Sábados, às 18h30 e Domingos, às 11h35