Depois do sucesso literário, chega a série. A adaptação de "Patria", obra de Fernando Aramburu sobre a ETA e a vida no País Basco, vai chegar ao pequeno ecrã pelas mãos da HBO. Segundo o El País, esta será a primeira produção original em Espanha do canal norte-americano e será produzida por Aitor Gabilondo ("El Príncipe") e realizada por Pablo Trapero e Félix Viscarret ("Bajo las estrellas").

A série deverá começar a ser filmada no início de 2019 e vai contar com oito episódios. Segundo o jornal espanhol, "Patria" só deverá estrear na HBO em 2020 e é descrita como uma história local com impacto universal.

A história vai centrar-se em duas famílias que foram separadas devido ao terrorismo. Segundo a produção, "Patria" vai retratar uma realidade local com muitas semelhanças com vários conflitos que acontecem em outras partes do mundo.

"Passei quase um ano a adaptar 'Patria' para a televisão", conta Aitor Gabilondo ao El País. "Agora é dar vida a essas personagens e recriar o passado doloroso (...) E, felizmente, a HBO permitiu-me estar rodeado de uma equipa técnica e artística excepcional, que também está familiarizada essa realidade", acrescenta.