Nova Iorque recebeu na quinta-feira, pela sétima vez, a gala de apresentação do festival Porto Pianofest, com concertos de Nuno Marques, Mariel Mayz e Lara Martins inspirados nas músicas de Abril e na literatura portuguesa.
O músico Slow J foi o mais premiado na 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, arrecadando o galardão de Melhor Artista Masculino e o Prémio da Crítica, com o álbum “Afro Fado”.
A União Europeia de Radiodifusão justificou hoje à Comissão Europeia a proibição da bandeira da União Europeia na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção com o “contexto político global sensível” e questões de segurança no recinto.
As fusões do fado com a música cabo-verdiana e do cante alentejano com a canção lírica são propostas do Alentejo World Heritage Festival, que se realiza no final de junho numa vila do concelho de Montemor-o-Novo.
A coletânea de poemas de Lawrence Ferlinghetti intitulada “Uma Coney Island da Mente”, considerada uma “obra fundamental da Geração Beat”, foi publicada este mês pela Antígona, numa versão bilingue, com tradução de Margarida Vale de Gato.
O quarto álbum de Miguel Calhaz, que homenageia os grandes mestres da canção de Abril, vai ser apresentado na sexta-feira, em Coimbra, prevendo-se que o segundo volume seja lançado até ao fim do ano, revelou hoje o músico.
O romance de estreia da realizadora, guionista e romancista sul-coreana Won-Pyung Sohn, “Amêndoas”, de 2016, que lhe valeu três prémios literários, centrado numa pessoa com alexitimia (incapacidade de identificar e expressar emoções), chega este mês ao mercado livreiro português.
Mais de 100 artistas desistiram de participar num festival de música em Brighton, em Inglaterra, em apoio a uma campanha de boicote ao banco Barclays, patrocinador do evento, acusado de investir em empresas que vendem armas a Israel.
O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia desde 2020, disse à Lusa a filha do escritor, Silvia Brito.
Três espetáculos musicais assinalam este mês em Grândola (Setúbal), já a partir desta sexta-feira, “os primeiros passos do poema-canção” de José Afonso “Grândola, Vila Morena”, que seria uma das ‘senhas’ do 25 de Abril, divulgou a câmara.
O festival multidisciplinar Temps d’Images vai regressar a 1 de junho com uma nova direção artística e sete obras na programação, da performance ao cinema, música e teatro, cinco das quais em estreia absoluta, segundo a organização.
O escritor português José Rentes de Carvalho, que celebra esta semana 94 anos, regressa às livrarias com um novo livro, “Cravos e Ferraduras”, um retrato dos últimos anos da vida portuguesa através de personagens “escolhidas a dedo”.
Cinco atores brasileiros e um ator português juntaram-se e fundaram o Teatro do Imigrante, que estreia hoje, em Lisboa, a primeira criação do grupo, “Na Boca do Tubarão”, disse à agência Lusa o diretor da companhia.