O biquíni de ouro que a Princesa Leia foi obrigada a usar pelo senhor do crime Jabba the Hutt em “O Regresso de Jedi” rendeu 96 mil dólares num leilão [85,6 mil euros].

O inconfundível item era um dos mais de 50 da primeira trilogia vendidos pela leiloeira Profiles in History e o preço inicial era de 80 mil dólares [71,3 mil euros].

O comprador anónimo que fez a licitação também recebeu um colar, várias correntes e uma carta de autenticidade do designer original de “Star Wars”, Richard Miller.

Carrie Fisher detestou-o, dizendo que era “o que as super modelos eventualmente iriam usar no sétimo círculo do Inferno”, mas o biquíni entrou na cultura popular ainda antes da estreia do filme, quando a atriz apareceu com ele na capa da revista Rolling Stone em 1983.

Na época, a atriz descreveu assim a evolução da sua personagem:

“Ela torna-se mais feminina, mais carinhosa. Mas não esqueçamos que estes filmes são basicamente fantasias dos rapazes. Portanto, a outra forma de a tornar mais feminina neste filme é fazê-la tirar as roupas.”

Apesar da popularidade do biquíni, a peça mais cara do leilão foi uma miniatura da “Blockade Runner”, a nave espacial que transportava a Princesa Leia e era capturada por Darth Vader e é a primeira que aparece na saga.

Um fã teve de pagar 450 mil dólares [mais de 400 mil euros], um recorde para uma recordação de “Star Wars”.