Terminou o trabalho de Anthony Daniels como C-3PO na rodagem de "Star Wars: Episódio IX".

O ator assinalou o momento nas redes sociais com uma nota de tristeza e de orgulho com o que deve ser o fim de uma ligação que começou com a rodagem em 1976 do primeiro "Star Wars" (o episódio IV) e durou 43 anos.

"Hoje foi o último [dia] de 3PO no Episódio IX. Ele está triste - e eu também. Mas estamos tão orgulhosos por termos trabalhado com um elenco e equipa tão talentosos e adoráveis, liderados por J.J. [Abrams, o realizador] e Kathy [Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm]. Irei sentir a falta de todos, mas estou satisfeito por saber que temos estado a fazer juntos algo excecional para o partilhar com o mundo em expectativa", escreveu nas redes sociais.

A ligação de Anthony Daniels tem a distinção de ter passado por todos os filmes oficiais da saga e ainda o "spin-off" "Rogue One" e séries de animação, onde o andróide dourado de protocolo fluente em mais de seis milhões de línguas, companheiro inseparável de  R2-D2, passou por tudo, desde ser tratado como lixo e desmontado a passar a divindade.

George Lucas com C-3PO (Anthony Daniels) em 1976

Embora nunca tenha sido confirmado oficialmente, o último filme da terceira trilogia tem um significado especial pois deve representar a despedida do grande ecrã de C-3PO e as outras icónicas personagens "Star Wars", concluindo a história dos Skywalker que começou com "Uma Nova Esperança" (1977).

Ainda sem título oficial, "Star Wars: Episódio IX" prossegue a rodagem em Inglaterra e chega aos cinemas portugueses a 19 de dezembro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.