A Fox News não é estranha a polémicas extremas numa grande variedade de temas, desde a política à religião e todos os temas que possam ser vistos como fraturantes na sociedade americana. E, agora, pelos vistos, "Star Wars".

Na madrugada de 21 de outubro,  um dos temas de Red Eye w/ Tom Shillue, um programa que comenta de forma satírica a atualidade, foi as reações emocionadas dos fãs ao lançamento do último trailer de "Star Wars: O Despertar da Força" durante o intervalo de um jogo de Futebol Americano.

Katherine Timpf, uma comentadora habitual, falou dos incómodos por que passava ao ter criticado os fãs da saga [vídeo em baixo].

"Nunca tive qualquer interesse em ver nerds espaciais a brandirem os seus pauzinhos de nerd espaciais uns contra os outros e não é agora que vou começar", brincou, antes de acrescentar: "Vocês são malucos. Ontem, tweetei algo e tudo o que disse é que não estava familiarizada com 'Star Wars' porque estava demasiado ocupada a gostar de coisas porreiras e a ser atraente — pessoas ameaçaram a minha vida."

Estes comentários acabaram por atiçar ainda mais os fãs e fazer escalar o abuso, com Timpf a receber ameaças detalhadas de morte pelo Twitter [em baixo] e mails sobre como devia ser violada analmente com um sabre de luz.

O desdém humorado chegou a ser objeto de um manifesto de mais de 10 minutos no YouTube, onde os votos para a má saúde da comentadora surgiram com insistência na zona de comentários de "Star Wars Fans Get Attacked by Brainless Fox News Anchors".

Continuando a reagir com humor à situação Katherine Timpf já usou o Photoshopp para se substuir a Darth Vader e num artigo publicado no National Review Online, descreveu toda a situação e também que recusava pedir desculpa.

"Muitas pessoas estão claramente muito chateadas. Mas sabem que mais? Não estou a pedir desculpa. Porquê? Porque a reação instintiva muito comum de pedir desculpa por brincadeiras inofensivas após histeria exagerada está a arruinar a nossa cultura. Esta obsessão pelo politicamente correto ameça a liberdade de expressão e recuso-me a fazer disso."

"Obviamente que os excêntricos totalmente malucos que me têm atacado não representam a maioria dos fãs de 'Star Wars'. Mas surpreende-me que tantos adultos tenham respondido com tanta emoção desequilibrada (...) estou farta das multidões susceptíveis na nossa sociedade excessivamente sensível a maltratarem as pessoas para dizerem que pedem desculpa por piadas — mesmo que o tema da piada seja algo tão sério como 'StarWars'", conclui.

Veja o vídeo que aumentou a polémica.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.