Esta sexta-feira (3), a Disney alterou as datas de estreia de praticamente todos os seus filmes até 2022 por causa da pandemia da COVID-19.

Não dando o verão por perdido e num sinal de confiança na reabertura dos cinemas, o maior estúdio de Hollywood manteve "Soul - Uma Aventura com Alma" a 19 de junho (um dia antes em Portugal).

A animação da Pixar torna-se o primeiro filme oficial do verão pois "Artemis Fowl", um filme de Kenneth Branagh agendado para 29 de maio, irá passar para o serviço de streaming Disney+.

"Mulan", que chegou a ter antestreia mundial no início de março, foi reagendado para 24 de julho, uma data que pertencia a "Jungle Cruise - A Maldição nos Confins da Selva", com Dwayne Johnson e Emily Blunt, que é adiado para 30 de julho de 2021, ano que, por causa da atual paralisação de várias produções, pode vir a ressentir-se da falta de filmes de grande orçamento.

"Viúva Negra", com Scarlett Johansson, que perdeu a estreia a 1 de maio, passou para 6 de novembro, a data onde estava "Eternals".

A alteração desencadeou uma reação em cadeia no planeamento do Universo Cinemetográfico Marvel: "Eternals" passa para 12 de fevereiro de 2021 (a data de "Shang-Chi"); "Shang-Chi" fica a 7 de maio de 2021, passando "Doutor Estranho 2" para 5 de novembro de 2021; "Thor: Love and Thunder" vai estrear a 18 de fevereiro de 2022 (uma data que estava reservada para um filme por revelar); "Black Panther 2" mantém-se a 8 de maio de 2022; e "Capitão Marvel 2" fica a 8 de julho de 2022 (uma data que a Disney tinha reservado sem indicar qual era o filme).

Quinto "Indiana Jones" volta a atrasar

A Disney fez outras alterações na agenda por cauda da pandemia.

Sistematicamente prometido e adiado, "Indiana Jones 5", que ainda não tem confirmado James Mangold como o novo realizador após a desistência de Spielberg e cuja produção ia começarem abrir, passou de 9 de julho de 2021 para 29 de julho de 2022, duas semanas após Harrison Ford festejar os 80 anos.

Já "Free Guy", uma comédia com Ryan Reynolds que ia estrear a 3 de julho, passou a ser uma grande aposta para o inverno: alterou para 11 de dezembro.

As apostas para Óscares do estúdio ficam nas mesmas datas: "West Side Story", de Steven Spielberg a 18 de dezembro, "The Last Duel", de Ridley Scott e com Matt Damon, Adam Driver e Ben Affleck, a 25 de dezembro.

Outro título forte para a temporada de prémios é o novo filme de Wes Anderson, que sai de 24 de julho para 16 de outubro, data de "A Mulher à Janela", com Amy Adams, que ficou sem data.

A aguardar novas datas ficam ainda o novo capítulo da saga "X-Men" chamado "Os Novos Mutantes" (filmado em 2017 e cuja última data de estreia, após vários adiamentos, era a 3 de abril); "Antlers", um filme de terror com Keri Russell e Jesse Plemons; e a estreia internacional de "A Vida Extraordinária de David Copperfield", com Dev Patel (estreou apenas na Grã-Bretanha a 24 de janeiro).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.