Acusada há vários anos de contribuir para reforçar estereótipos superficiais e causar problemas de auto-estima com a imagem da 'cultura da princesa' nos seus filmes tão distantes da realidade, a Disney lançou um guia com 10 mandamentos que redefinem como as jovens modernas se podem tornar princesas.

Nenhum deles se refere a 'ser bonita' ou a forma de vestir, antes reforçam a importância de outras qualidades:

1- Ser atenciosa para os outros;
2- Viver de forma saudável
3- Não julgar pela aparência
4- Ser honesta
5- Ser uma amiga em quem se possa confiar
6- Acreditar em si mesma
7- Corrigir o que está errado
8- Dar sempre o seu melhor
9- Ser leal
10- Nunca desistir

Em junho, o estudo "Bonita como uma Princesa", de Sarah M. Coyne, da Universidade de Brigham Young, investigava os efeitos do marketing da 'cultura da princesa' da Disney, chegando à conclusão que não era tão inócua como julgavam os pais. Pelo contrário, essa imagem reforçava os limites dos estereótipos para as jovens raparigas e contribuía para os seus problemas de auto-estima, não sendo tão inócua como julgavam os pais.

Esta nova lista pode ser descarregada de forma gratuita em forma de poster, estando disponíveis três versões criadas pelas artistas britânicas Kate Moross, Rose Blake e Kate Forrester.

'É fantástico que milhares de pais nos tenham ajudado a definir os princípios de uma princesa moderna', referiu uma representante da Disney, acrescentando que 'as artistas fizeram um grande trabalho para dar vida aos princípios nos posters, que temos a esperança de irem parar às paredes dos quartos e ajudar a inspirar as raparigas a sonhar em grande'.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.