Os acionistas da Disney e da 21st Century Fox aprovaram esta sexta-feira o acordo de fusão entre as duas empresas em encontros especiais separados em Nova Iorque.

Ambas prevêem que a operação fique concluída no primeiro semestre de 2019.

O resultado vai abanar o mundo do entretenimento e dos media no importantíssimo controlo de conteúdos e distribuição.

Entre outros ativos, a Disney ficará com o estúdio de cinema 20th Century Fox, atualmente o terceiro maior de Hollywood, bem como o estúdio que produz as séries de TV e o vasto catálogo de títulos de ambos, canais por cabo como a FX e a National Geographic, bem como 30% da plataforma "Hulu".

A Marvel, detida pela Disney, voltará por exemplo a tomar posse dos direitos da saga "X-Men".

A Disney avançou que 99% dos seus acionistas aprovaram a compra ativos-chave de cinema e televisão da 21st Century Fox de Rupert Murdoch. Já a Fox confirmou que uma maioria também aceitou o acordo, mas a percentagem só seria revelada aquando da apresentação de documentos no final do dia.

A operação de 71,3 mil milhões de dólares [61,53 mil milhões de euros] ainda terá de cumprir algumas regulações, mas a mais importante foi concluída há algumas semanas, quando o Departamento de Justiça chegou a acordo com a Disney. Neste âmbito, será necessário ficarem de fora os canais regionais desportivos da Fox para evitar monopólios.

Segundo o acordo, os acionistas da Fox vão receber 38 dólares por ação, em dinheiro ou ações da "Nova Disney", a "holding" que vai juntar a Disney e a Fox. No fim da operação financeira, isto significa que os atuais acionistas da 21st Century Fox terão 17% a 20% da "Nova Disney".

Disney e Fox tinham chegado inicialmente a acordo em dezembro para uma aquisição avaliada em 52,4 mil milhões de dólares [44,3 mil milhões de euros], mas a Comcast, dona da NBCUniversal, avançou com uma proposta "não solicitada de 65 mil milhões [56,11 mil milhões de euros] a 14 de junho. Seis dias mais tarde, a Disney aumentou a parada, que a Fox aceitou outra vez.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.