Quatro anos após o fim da série "Downton Abbey", a família Crawley e os seus criados estão de volta, agora no grande ecrã e no ano 1927, a preparar-se para a visita da realeza, mas o filme não está nas salas da NOS, a maior exibidora nacional.

Apesar de ser uma das propostas de Hollywood mais importantes da temporada, é a mais recente "vítima" de um braço de ferro comercial entre a NOS Lusomundo Cinemas e a Universal, o estúdio de Hollywood.

A situação tornou-se pública a 1 de agosto quando foi excluído "Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw", repetindo-se a 22 de agosto com outro título menos mediático, "Tudo Bons Meninos".

Tal como aconteceu com o grande “blockbuster” do verão, "Downton Abbey" está em salas de outros exibidores, nomeadamente UCI, Cinema City, Castello Lopes e Cineplace.

LEIA A CRÍTICA A "DOWNTON ABBEY".

A rejeição de "Hobbs & Shaw" causou estranheza porque a Universal Pictures é representada no nosso país pela NOS Lusomundo Audiovisuais, distribuidora que pertence ao Grupo NOS, que integra também a exibidora NOS Lusomundo Cinemas, ainda que sejam empresas separadas.

"Infelizmente, o filme 'Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw' não vai ser exibido nas salas de cinema da NOS, pois o estúdio do filme (a Universal) impôs condições comerciais que a NOS não pôde aceitar. Por não terem chegado a acordo, o filme não será exibido nas salas dos Cinemas NOS. Obrigado.", foi a reação oficial da exibidora quando foi questionada por vários espectadores furiosos com a ausência.

Aquando dessa estreia, a NOS Cinemas não respondeu aos contactos insistentes do SAPO Mag, mas Isabel Lima, diretora de marketing da NOS Lusomundo, responsável pelo catálogo da Universal Pictures, salientou que a distribuidora "tudo" estava "a fazer relativamente à campanha" do primeiro "spin-off" da saga, trabalhando com todos os restantes exibidores e que "a NOS Cinemas é o maior exibidor do país, mas está no seu direito concordar ou não com as condições comerciais impostas".

A comédia romântica "Last Christmas" (5 de dezembro), o musical "Cats" (26 de dezembro) e "Velocidade Furiosa 9" (21 de maio de 2020) são outros filmes mediáticos da Universal que podem ficar de fora das salas da NOS nos próximos meses.

VEJA O TRAILER "DOWNTON ABBEY".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.