O festival de cinema Arquiteturas, que decorrerá em junho em Lisboa, vai dedicar parte da programação à Holanda e à "problematização ampla da relação entre o ser humano e a natureza", revelou hoje a organização.

"O tema que este ano está em cima da mesa pretende ultrapassar discussões sobre arquitetura e sustentabilidade para tratar as questões mais urgentes sobre o espaço transformado, e ameaçado, pela ação humana", lê-se na nota de imprensa.

Marcada de 4 a 9 de junho no Cinema São Jorge, esta será a sétima edição de um festival que quer promover um debate, pelo cinema, sobre arquitetura e atualidade.

A abertura ficará por conta do documentário "Melting Souls" (2018), de François Xavier Destors, sobre a poluída cidade industrial russa Norilsk, onde vivem mais de 150 mil habitantes, acima do Ártico.

Da programação sabe-se que contará com 62 filmes, entre ficção, documentário e obras mais experimentais, com enfoque especial para a Holanda, país ao qual serão dedicadas atividades para lá do cinema.

Entre elas estão um ‘workshop’da realizadora Petra Noordkamp com o coletivo holandês Failed Architecture focado na Praça Martim Moniz, em Lisboa, e uma 'masterclass' sobre filmes de arquivo de arquitetura com a autora Melanie van der Hoorn e Tiago Baptista, diretor do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento.

No festival haverá também cinema português com "Russa", de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., "Civitas", de André Sarmento, "Alis Ubbo", de Paulo Abreu, "Lá vem dia", de Mercês Tomaz Gomes, e a curta de animação "O atelier do meu avô", do ilustrador e arquiteto Tiago Galo.

À programação junta-se o filme "Tudo é paisagem", de Duarte Natário, considerado o primeiro documentário sobre a Arquitetura Paisagista em Portugal.

Em foco estará ainda o realizador polaco Andrzej Wajda, que morreu em 2016, será também recordado o centenário da influente escola de artes Bauhaus e o projeto de habitação social de Aldo Rossi em Itália, intitulado "Gallaratese", de Aldo Rossi.

Este ano o júri do festival contará com Ana Tostões, Álvaro Domingues, Isabel Barbas, Gerrit Messiaen, Petra Noordkamp e Tiago Oliveira.

O festival de cinema Arquiteturas é uma iniciativa da Do You Mean Architecture em parceria com a Ordem dos Arquitetos e o Largo Residências.