Com o objetivo de promover a literacia e combater estigmas sobre saúde mental, a quinta edição do festival Mental está confirmada para Lisboa, entre 20 e 28 de maio, dedicada ao cinema, artes e informação

A programação vai concentrar-se em Lisboa, no Cinema São Jorge, na Fábrica Braço de Prata e no Espaço Atmosfera M.

Uma das partes centrais será a M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens, com a apresentação de 14 filmes originários dos quatros cantos do mundo, do documentário à ficção e animação, que partilham uma temática sempre relacionada com a saúde mental.

O vencedor dessa Mostra é também um dos primeiros trabalhos artísticos e reflexões sobre a atual pandemia COVID-19: "A Cor da Sombra" ("The Colour of Shadow"), um documentário norueguês de Martin A. Walther que se debruça sobre o encerramento dos centros de apoios a adictos e dependentes em Oslo durante o confinamento, colocando várias pessoas na rua sem apoio e tratamentos providenciados por estas instituições.

Existem "novas perspetivas sobre o que é a saúde mental e como esta pode ser retratada. Apesar de haver muitos filmes sobre doenças do foro psicológico específicas, muitos são aqueles que falam da saúde mental num contexto do quotidiano e generalizado, que todo o público se poderá identificar.", salientou Catarina Belo, programadora do M-Cinema, no comunicado oficial.

Realizar-se-ão ainda debates temáticos, que contam com a participação de psicólogos e psiquiatras e são complementados com a exibição de uma longa-metragem, serão dedicados à depressão, à ecoansiedade e à somatização.

No debate sobre ecoansiedade será exibido "No Coração da Escuridão", de Paul Schrader, e no encontro sobre depressão, o filme escolhido foi "Manchester by the Sea", de Kenneth Lonergan, vencedor de dois Óscares, Melhor Ator (Casey Affleck) e Argumento Original.

Outros eventos integrados de música, dança, teatro e literatura integram a programação, que estará atualizada no site oficial.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.