O Play, Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, começa no sábado, com filmes para divertir e para pensar e com um cine-concerto de B. Fachada.

Concentrado no cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior até ao dia 24, o Play "é um festival de cinema totalmente dedicado aos mais novos", como refere a organização, e com sessões que começam logo pelas 09h30, a pensar em famílias e em escolas.

De acordo com a programação, grande parte dos filmes são curtas-metragens de produção internacional, repartidas por faixas etárias (bebés, 3-5 anos, 6-9 anos e 10-13 anos) e por temáticas: "Mundos de faz de conta", "Cheios de personalidade", "Em boa companhia".

O objetivo é que "os mais novos tenham acesso ao cinema que se faz hoje e é exibido um pouco por todos os festivais de cinema infantil", lê-se na nota de intenções.

Do programa há ainda o filme português "A minha irmã", curta-metragem de três minutos de André Miranda, e a longa-metragem alemã "Jim Knopf e Lucas, o Maquinista", de Dennis Gansel, a partir de uma história do escritor Michael Ende.

Haverá ainda ateliers, de dobragens e realização de cinema de animação, e um cine-concerto de B. Fachada no dia 17, com projeção de duas curtas-metragens de animação do realizador russo Fyodor Khitruk: "O ursinho" (1964) e "As férias do Bonifácio" (1965).

Tal como aconteceu em 2018, depois de Lisboa, o Play será itinerante, com sessões de cinema noutros pontos do país, ainda a anunciar.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.