O filme português "Tábuas com História" conquistou o prémio de melhor filme na categoria de cinema internacional do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), revelou hoje fonte da produção.
A longa-metragem, que conta a história do Teatraço, grupo de teatro da Vila de Tabuaço, no distrito de Viseu, tinha sido selecionado para a competição internacional do festival norte-americano dedicado ao cinema brasileiro, que encerrou na terça-feira com a entrega do palmarés.
Filmado entre o Porto e Viseu, na zona do Douro, ao longo de 2015, a longa-metragem de ficção inspirada em factos reais foi realizada por Marcantónio Del Carlo.
No LABRFF, que decorreu em Los Angeles entre 16 e 20 de setembro, "Tábuas Com História" competia na secção "International Feature Films", a par dos filmes "Maverick: Caçada no Brasil, do realizador Emiliano Ruschell, e "Verses At Work", de Lucas Mendes.
O filme, que começou por ser um documentário e acabou por ser transformado numa longa-metragem de ficção, narra a luta daquele grupo de teatro de Tabuaço, orientado por um ator/dentista brasileiro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila.
"Tábuas com História", segundo a produção, pretende ainda mostrar a beleza da região do Douro vinhateiro e das populações, que orgulham das suas tradições e herança histórica.
O guião, realização e produção são de Marcantónio Del Carlo, a direção de fotografia de e produção de Miguel Mendes de Carvalho, e edição de Tiago Guedes.
No elenco estão Marta Nunes, Beto Coville e os atores do Teatraço Grupo de Teatro de Tabuaço Bruno Silva, Diaquino Soares, Filomena Resende, Liliana Cardoso, Manuela Martins, Rui Araújo, Cláudia Martins, Maria José Carvalho, Carolina Silva, Mariana Silva, Leandro Gonçalves, Marlene Rodrigues e Paula Baltazar
Financiado pela Câmara Municipal de Tabuaço, o filme tem produção da Mshow, Teatraço Grupo De Teatro De Tabuaço, e figuração da população local.
Comentários