A atriz e realizadora
Maria de Medeiros prepara um documentário sobre a atriz francesa
Micheline Presle, que começou a filmar nos conturbados anos 30. Micheline fala-lhe de um tal Luis Aramcheck, misteriosamente desaparecido em 1946, com quem filmou em 1939, «Je ne vous aime pas», cujo rasto também se perdeu. Em busca desse filme, Maria de Medeiros descobre a existência de um outro absolutamente desconhecido, «Hitler à Hollywood»... Ela não sabe que está a pôr a sua vida e a de outros em perigo… Porque esse é o filme que podia ter mudado a história do cinema mundial e criado problemas aos grandes estúdios de Hollywood!

O realizador
Frédéric Sojcher é um professor de cinema belga com uma vasta obra ensaística, sobre a experiência cinematográfica e sobre a história do cinema belga e europeu. Paralelamente realizou, desde 1982, uma dúzia de curtas-metragens e três longas: «Regarde-moi», em 2001, «Cinéastes à tout Prix», que foi apresentado em Cannes em 2004, e «HH - Hitler à Hollywood», em 2010. Este último filme leva ainda mais longe o diálogo entre documentário e ficção, verdadeiro e falso, imagens de arquivo e representação.

«HH - Hitler à Hollywood» é apresentado hoje, 9 de outubro, às 19h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com as presenças de Frédéric Sojcher e Maria de Medeiros; e repete quinta-feiras, 13 de outubro, às 21h00, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.