![Filmes](/assets/img/blank.png)
Os filmes portugueses “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, e “Ice Merchants”, de João Gonzalez, conquistaram as categorias de melhor longa e curta-metragem internacional de animação, respetivamente, no festival de cinema de Guadalajara, anunciou a organização.
A cerimónia do festival mexicano aconteceu na madrugada de domingo.
“Nayola” conta com argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e a história atravessa três gerações de mulheres, tendo a guerra civil de Angola como pano de fundo.
O filme cruza animação em 2D e 3D, tem produção da Praça Filmes, coprodução com Bélgica, França e Países Baixos, e um orçamento que ultrapassou os três milhões de euros.
A curta-metragem “Ice Merchants” já havia sido premiada na Semana da Crítica, um dos programas paralelos do festival de cinema de Cannes, em França. O filme de animação venceu o Prémio Descoberta Leitz Cine para curta-metragem.
“Ice Merchants”, terceira curta-metragem de animação de João Gonzalez, é um filme sobre um pai, um filho e uma casa num precipício, numa história cheia de metáforas sobre laços familiares.
De acordo com comunicado da Agência da Curta-metragem, hoje divulgado, "Ice Merchants" "entra assim na restrita lista de 'curtas' elegíveis aos Óscares da Academia de Hollywood para a edição de 2023”.
Comentários