A ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicitou hoje Regina Pessoa e Sérgio Martins, pelos prémios Annie que receberam, respetivamente, nas categorias Melhor Curta-Metragem de Animação e Melhor Animação de Personagens em Longa Metragem.

Portugueses fazem história: Regina Pessoa e Sérgio Martins vencem "Óscares" da animação nos prémios Annie
Portugueses fazem história: Regina Pessoa e Sérgio Martins vencem "Óscares" da animação nos prémios Annie
Ver artigo

Os Annie são considerados os 'Óscares' do cinema de animação, entregues, anualmente, a produções de animação, em curta e longa-metragem, pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

A cerimónia deste ano realizou-se no domingo no Royce Hall da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Alexandre Siqueira à direita de Regina Pessoa na imagem partilhada pela própria no Facebook.

Em comunicado, Graça Fonseca recorda que na corrida a Melhor Curta-Metragem esteve também a coprodução portuguesa “Purpleboy”, de Alexandre Bohrer Siqueira.

“As duas obras premiadas, inteiramente desenhadas à mão, foram selecionadas por programadores de centenas de festivais e mostras em todo o mundo”, lê-se no mesmo comunicado.

Quanto a “Tio Tomás, a contabilidade dos dias”, de Regina Pessoa, distinguida com o Annie para a Melhor Curta-Metragem de Animação, a ministra refere que já conta “duas dezenas de prémios recebidos” e segue para a competição do Festival de Curta Metragem de Clermont-Ferrand, em França.

Sérgio Martins venceu na categoria de Melhor Direção de Animação em Longa-Metragem, nesta 47.ª edição dos Annie, pelo filme “Klaus”, da espanhola SPA Studios, disponível na plataforma Netflix.

“Parabéns a todos os artistas distinguidos, com votos continuados da melhor circulação e reconhecimento para as suas obras”, remata a ministra.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.