O realizador sérvio Emir Kusturica está em Lisboa para a retrospetiva que lhe tem sido dedicada e particpará na sessão do filme que tem sido apontado como um retorno ao seu universo muito particular: "On the Milky Road".

A última longa-metragem de ficção do cineasta havia sido “Zavet” (2007), sucedido um ano depois por um documentário sobre Maradona e, em 2014, por um dos segmentos da obra coletiva “Word with Gods”.

 Monica Bellucci, que já esteve em Lisboa a falar sobre o filme, é uma das protagonistas numa obra onde o próprio realizador, pela primeira vez, atua como ator. Dividido em três partes, narra as dificuldades do protagonista durante a guerra, o romance depois dela e o estágio final como monge, onde reconta a sua história.

Antes de estrear em Veneza, “Under the Milky Road” esteve envolto em polémica pois o realizador teria dito que o Festival de Cannes recusou a obra por Kusturica defender Vladimir Putin. O cineasta, no entanto, negou de forma veemente que tenha feito essa declaração.

Já em “American Pastoral - Uma História Americana”, Ewan McGregor assumiu a direção depois da saída de Philip Noyce para esta adaptação de um dos livros mais marcantes da literatura americana recente, assinado por Phillip Roth – vencedor do Pulitzer em 1998.

A história gira em torno de um bem-sucedido empresário judeu que cai em desgraça – tendo como pano de fundo o cenário efervescente na política e na cultura dos anos 60 e 70. Jennifer Connelly e Dakota Fanning completam o elenco principal.

Ícone do cinema 'indie' americano, Ira Sachs traz “Homenzinhos”, sobre a amizade entre dois adolescentes que é afetada quando os pais de um deles aumenta o valor da renda onde a mãe solteira do outro possui uma pequena loja.

Com pontos de partida simples como este (no anterior, “Love Is Strange - O Amor é Uma Coisa Estranha”, o relacionamento entre um casal homossexual era afetado pela venda da casa), Sachs extrai dramas fortes. Greg Kinnear é o protagonista.

Ainda na programação, “Até Tarde”, de um dos habituais do LEFF, Benoit Jacquot, é uma produção de Paulo Branco que conta com Mathieu Amalric no papel principal. O filme lida com um processo de perda que, segundo o realizador, também pode ser vista como uma 'história de fantasmas'.

 A destacar ainda o britânico “London Town”, de Derrick Borte, filme onde um adolescente é apresentado aos The Clash, nos anos 70 – facto que muda a sua vida.

Trailer “American Pastoral - Uma História Americana”.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.