O lendário artista de animação Tyrus Wong, cujos desenhos foram usados para criar o desenho original de Bambi para o filme de 1942 lançado pela Disney, morreu aos 106 anos, informou o estúdio.
"Tyrus Wong teve o dom para evocar um incrível sentimento na sua arte com uma composição simples e gestual", destacou o comunicado enviado pela Disney onde trabalhou durante alguns anos antes de ir para a concorrente, Warner Brothers.
"Apesar de Tyrus ter trabalhado nos estúdios Walt Disney apenas três anos, entre 1938 e 1941, a sua influência na composição artística das características animadas de Bambi não podem ser mensuradas", reconheceu a Disney.
"Nascido em Cantão, na China, em 1910, Wong e o seu pai emigraram para a América deixando para trás a sua irmã e a sua mãe, que nunca mais voltou a ver", de acordo com a página do site da Disney.
Enquanto era criança, o pai de Wong estimulou o seu amor pela arte fazendo com que ele praticasse caligrafia e pintura. Mais tarde, Wong entrou para o Otis Art Institute, em Los Angeles (agora Otis College of Art and Design), com uma bolsa completa.
Começou a trabalhar na Disney em 1938 nas áreas de conteúdo visual de animações e desenhando centenas de rascunhos do Rato Mickey.
Quando soube que o estúdio estava a fazer a pré-produção do filme original de "Bambi", pintou inúmeras imagens de um cervo na floresta.
Os desenhos chamaram a atenção de Walt Disney e tornaram-se o modelo da identidade visual do filme, de acordo com o site da Disney, o qual ressaltou que o trabalho de Wong influencia os filmes até hoje, inspirando animadores contemporâneos.
Após este período na Disney, Wong trabalhou nos 26 anos subsequentes como artista de conceito e história na Warner Brothers, até se reformar em 1968.
Em 2001, foi nomeado uma Lenda da Disney doze anos mais tarde o seu trabalho esteve exposto no Museu Walt Disney Family.
Comentários