O Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) foi eleito um dos festivais de cinema mais 'cool' do mundo pela revista norte-americana Moviemaker, anunciou a organização do certame.

Especializada na indústria do cinema e na área da produção independente, a revista anunciou na quarta-feira, na sua edição digital, a lista dos “25 'Coolest' Film Festivals in The World”, na qual consta o LEFFEST.

A lista foi elaborada por um painel de especialistas ligados à Sétima Arte, convidados para nomear e apresentar os seus 25 festivais preferidos, cuja programação, atmosfera e experiências proporcionadas são fatores determinantes.

Na base da escolha do festival dirigido por Paulo Branco, o júri apontou como traço distintivo, além dos locais onde decorre (Lisboa e Estoril), a excelência da programação cinematográfica e a ligação do cinema a outras manifestações artísticas, como exposições, concertos e leituras.

A edição em papel da Moviemaker estará em banca no dia 20 deste mês, e antes terá uma distribuição especial no Toronto International Film Festival, que abriu hoje, e no qual Paulo Branco tem duas produções selecionadas: "Os Belos Dias de Aranjuez", de Wim Wenders, e "À jamais", de Benoît Jacquot.

A 10.ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival decorrerá de 4 a 13 de novembro e vai prestar homenagem a Jean-Luc Godard e a Jerzy Skolimowski, vencedor da edição do ano passado, com o filme "11 Minutos", entre outras iniciativas que serão divulgadas numa conferência de imprensa no início do mês de outubro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.