O júri do Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga “Paisagens” distinguiu o filme “Marias da Sé”, do cineasta português Filipe Martins, com o Prémio Longa Metragem, anunciou esta terça-feira a organização.

Na terceira edição do “Paisagens”, o Prémio Curta Metragem de Ficção foi para o filme “Want Me”, de Biche de Ville (Bélgica), e o Prémio Curta Metragem Portuguesa coube ao filme “California”, de Nuno Baltazar, enquanto o Prémio Melhor Filme Experimental foi atribuído a “The Note”, de Siavash Eydani, do Irão.

No documentário, o prémio para a melhor longa metragem foi para o filme “Meerim”, de Maria Lyass, do Quirguistão, e o prémio curta metragem para “In manus tuas”, de Milana Majar, da Bósnia-Herzegovina.

O Prémio Animação foi para “Rainy Recollection”.

Outro iraniano, Masoud Ghodsieh, conquistou o Prémio Animação com “Rainy Recollection”.

O júri decidiu atribuir a Menção Especial Curta Metragem de Ficção Portuguesa a “Antes que a noite venha - Falas de Antígona”, de Joaquim Pavão, a Menção Especial Curta Metragem de Ficção ao filme “INMADUROS, do argentino Jorge Ponce Betti, e Menção Especial Curta Metragem em Documentário a “The Backwaters”, de Cletus Clement, da Nigéria.

Ainda na categoria de Documentário foi atribuída a Menção Especial Longa Metragem a “New Life”, de Veysi Altay, da Turquia, sendo ainda distinguidos com a Menção Especial Animação “Super Grandma”, de Isabella Spadone (EUA), e Menção Especial Filme Experimental “Geopoesis”, do brasileiro Alexandre Salomão.

O júri internacional, que atribuiu prémios a filmes de 10 países, foi constituído pelos cineastas Antonio del Rivero Herrera (México), Francisco Ávila (Portugal), Gustavo dos Santos (Portugal), João Católico (Portugal), Luís Santos (Portugal), Manuel Paula Dias (Portugal), Moghadaseh Rouhi (Irão), Nuno Caeiro (Portugal), Rui Nunes (Portugal), Sérgio Faisca (Portugal) e Vijitha Gunarathne (Sri Lanka).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.