A Comissão Europeia impôs nesta quinta-feira (30) uma multa de 14,3 milhões de euros à empresa americana NBCUniversal por limitar as vendas entre os países de produtos cinematográficos, como "Mínimos" ou "Mundo Jurássico".

A investigação iniciada em 2017 concluiu que a NBCUniversal restringiu entre 2013 e 2019 as empresas às quais concedeu licenças de operação a possibilidade de negociar os seus produtos fora das suas fronteiras ou on-line.

A sua estratégia "para impedir que os comerciantes vendam seus produtos licenciados para diferentes clientes e em diferentes países europeus infringe as regras" da competição, disse a comissária europeia Margrethe Vestager.

A NBCUniversal obteve uma redução da multa ao cooperar com a Comissão, guardiã da competição no bloco, na investigação de produtos derivados que variam de chávenas a mochilas e brinquedos.

O caso da empresa americana não é o primeiro: Bruxelas já impôs uma multa de 6,2 milhões de euros em julho à empresa Sanrio por limitar as vendas entre países europeus dos seus produtos derivados da Hello Kity.

Também em março de 2019 sancionou a empresa americana Nike em 12,5 milhões de euros por limitar as vendas de camisas e cachecóis de equipas de futebol como FC Barcelona, Manchester United e AS Roma.

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