O dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de "Amadeus", cujo argumento para o cinema o fez ganhar um Óscar, morreu na segunda-feira, na Irlanda, aos 90 anos, anunciaram os seus representantes.
"Peter morreu em paz às 05H30 desta manhã, 6 de junho de 2016, num hospital de Marymount, do condado de Cork, com a sua sobrinha, Cressida, ao seu lado", informou a agência Macnaughton Lord em comunicado.
Ganhador de muitos prémios Tony, Olivier [teatro] e Globos de Ouro [televisão e cinema], Shaffer foi duas vezes nomeado aos Óscares na categoria de melhor argumento adaptado de duas das suas obras: "Equus" (1977) e "Amadeus" (1984), ganhando pelo segundo, realizado por Milos Forman, que narrava a relação entre Wolfgang Amadeus Mozart (Tom Hulce) e o também músico e rival italiano Antonio Salieri (F. Murray Abraham).
Peter Shaffer era irmão gémeo de Anthony Shaffer, também argumentista e dramaturgo, falecido em 2001, que assinou o filme de Alfred Hitchcock "Perigo na Noite" (1972) e ainda "Autópsia de um Crime" (!972) e "Morte no Nilo" (1978).
Shaffer vivia em Nova Iorque, mas visitava regularmente Londres e o condado irlandês de Cork, onde comemorou os seus 90 anos no mês passado e onde morreu.
Comentários